Prefeitura discute com produtores e instituições estratégias para comercialização de produtos

Agricultores familiares participaram de uma reunião nesta quarta-feira, 14, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas – SMAI. O Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, Plácido Alves e o consultor de importação e produtor de frutas Leandro Pereira.

 O objetivo do encontro foi de debater propostas de mercado para comercialização e novas cultivares para exportação, de acordo com ações contidas no Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura, PNDF, criado e executado pelo governo federal.

 Entre as proposta abordadas: Contribuir com o objetivo do Brasil em aumentar sua participação no mercado de alimentos global; Contribuir para que o consumo de frutas e seus derivados no mercado interno atinja a marca de 70kg/per capita/ano; Atingir o valor e US$ 2 bilhões em exportações de frutas frescas e derivados.

 Para o Secretário Marlon Buss é extremamente importante definir alternativas para a venda da produção e além do mercado local e regional, o aumento na escala de produção terá somente um caminho, a exportação. “Estamos falando especialmente do mercado europeu que é mais exigente, porém as nossas frutas são de alta qualidade, consolidando assim Boa Vista como uma referência para o mercado mundial”, comentou.

 A Produtora Valdina  Teixeira Lima destacou que as propostas vem em um momento de planejamento das ações no campo no decorrer do ano de 2018. “Nós estamos a cada dia  mais motivados a trabalhar e crescer ainda mais no agronegócio em Boa Vista mudando a realidade do mercado local”, disse.

 Fruticultura A fruticultura contribui significativamente para o desenvolvimento do país. Este segmento tem um altíssimo potencial para garantir volume de produção com qualidade diferenciada, contribuindo assim para a qualidade alimentar em todo o planeta.

 PNDFPlano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura tem objetivo de desenvolver um modelo de governança e gestão setorial integrada capaz de proporcionar o desenvolvimento sustentável da fruticultura em todo o país. O plano poderá suscitar ações derivadas junto às instâncias estaduais e municipais de governo, o que permitirá a estruturação de propostas com abrangência territorial e em nível nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *