Presidente do IACT anuncia liberação de recursos de Ângela Portela (PDT) para atender produtores da região sul do estado

Acompanhado dos deputados estaduais Soldado Sampaio e Oleno Matos, ambos do PC do B, e do defensor público Stélio Dener, o presidente do Instituto de Ciência e Inovação Tecnológica do Estado de Roraima (IACT-RR), administrador Marcelo Nunes, anunciou na semana passada a liberação de recursos no montante de 650 mil reais.

O valor é referente a uma emenda parlamentar impositiva da senadora Ângela Portela (PDT), que visa atender produtores rurais dos municípios de Caroebe e Rorainópolis.

O anúncio foi feito na semana passada no município de Caroebe, durante uma reunião com integrantes da Cooperativa Agropecuária de Agricultores e Agricultoras Familiares de Caroebe (Cooparfac), conhecidos produtores e exportadores de banana daquela região.

A emenda disponibilizada pela senadora – e que será executada pelo IACT – vai servir para a construção de duas casas de processamento dos produtos agrícolas. Em Caroebe a casa de empacotamento vai servir para agregar valor às bananas produzidas na região e em Rorainópolis para atender a produção e comercialização de cítricos.

A construção das duas casas de empacotamento vai valorizar os produtos através do aprimoramento do processo seletivo, higienização, padronização e embalagem de produtos agrícolas a serem consumidos in natura. “O que representa uma grande conquista para o setor produtivo da agricultura familiar roraimense”, destacou Marcelo Nunes.

Ainda durante a reunião também foram anunciadas as emendas disponibilizadas pelos parlamentares estaduais, Sampaio e Oleno, que visam que visam o fortalecimento do setor produtivo daquele município, através da aquisição de um caminhão para ecoar a produção e também para a compra de vasilhames para o transporte das bananas.

Sampaio disse acreditar que o fortalecimento do setor produtivo é o melhor caminho para garantir o desenvolvimento econômico de Roraima, através da produção de emprego e renda de maneira democrática.

“Essa união que fizemos juntamente com o deputado Oleno Matos, com a senadora Ângela Portela e o IACT para atender uma necessidade dos produtores de banana de Caroebe vai trazer muitos resultados positivos para a cadeia produtiva local e dar maior autonomia para quem depende diretamente do trabalho realizado pela Cooparfac”, destacou o 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *