Caixa Cultural do Rio de Janeiro promove curso gratuito sobre ofício da curadoria

CAIXA Cultural Rio de Janeiro realiza, de 20 a 24 de fevereiro (terça a sábado), o curso Curadoria em cinco movimentos, com duração de cinco aulas – de terça a sexta, às 19h; e sábado às 10h. Entre os tópicos abordados, os participantes poderão conversar sobre temas como: O que é o ofício de um curador? Qual seu compromisso com os objetos que trabalha e com o seu público? Quais os desafios e as potências dessa atividade e como está o mercado de trabalho?

Essas e outras perguntas serão debatidas por cinco curadores com larga experiência na área e que atuam em campos diversificados: curadores de museus, independentes, de grandes exposições, temáticos ou focais, de centros culturais ou galerias.

“Dentro de um museu, o curador não é só aquele que monta a exposição, que elabora uma linha de raciocínio a partir das obras ou dos objetos de um museu. O curador é aquele que é responsável por um setor do museu”, enfatiza Rodrigo da Silva, um dos professores e coordenadores do evento.

O curso tem 80 vagas e é aberto ao público maior de 16 anos, com inscrições gratuitas. Para participar, os interessados devem preencher o formulário no site www.curadoriaemcinco.com.br,informando os dados solicitados.  A produção entrará em contato com os aprovados e a lista com os nomes dos selecionados será divulgada até o dia 10 de fevereiro no site do evento e no Facebook: facebook.com.br/curadoriaemcinco.

Os professores:

Rodrigo da Silva

É doutor em História pela USP com especialização em patrimônio cultural e formado pelo curso de Gestão Cultural do Centro de Pesquisa e Formação do SESC/ SP.

Roberto Bertani

Formado em publicidade pela Escola de Comunicações e Artes da USP e doutor na mesma instituição. É curador da Fundação Nemirovsky-Pinacoteca de São Paulo, professor de artes na FAAP São Paulo e colabora com diversas instituições no Brasil e no exterior.

Cauê Alves

Mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É professor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e, desde 2006, é curador do Clube de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Solange Ferraz de Lima

Doutora e livre docente pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo. É diretora do Museu Paulista da USP.

Claudinei Roberto da Silva

Formado em Artes Plásticas pela ECA-USP. É ex-coordenador do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, além de professor de desenho, pintura e História da Arte no SESC SP e na Pinacoteca de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *