Datafolha confirma: Lula 2018 é imbatível na preferência do povo

Na primeira pesquisa depois do acórdão no TRF-4, Lula mantém preferência e se consolida na liderança, vencendo em todos os cenários

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (31) pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’, confirma o que há meses já se sabe: quando o assunto é a preferência dos brasileiros e brasileiras e as intenções de voto para as Eleições 2018 Lulaé imbatível e segue liderando com ampla vantagem sobre seus virtuais concorrentes.

Contra todas as dezenas de rivais testadas pelo instituto, Lula tem entre 34% e 37% dos votos no primeiro turno e ganha de todos também no segundo turno. O índice de 37% é o mesmo registrado na pesquisa anterior, divulgada no início de dezembro.

Quando confrontados com Lula, os virtuais presidenciáveis escolhidos pela mídia não têm a força eleitoral do petista. O segundo colocado, deputado Jair Bolsonaro (PSC), tem de 16% a 18% das intenções de voto. Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), aparecem empatados com entre 6% e 7%. Já Marina Silva (Rede) fica com entre 8% e 10%.

Com entre 47% e 49% de intenção de votos no segundo turno nos cenários estudados, Lula segue derrotando com ampla margem os nomes a ele contrapostos. Vence contra Alckmin (que teria 30%), Marina (32%) e Bolsonaro (32%).

O povo quer Lula na urna!

Divulgada uma semana depois do acórdão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que manteve a condenação do ex-presidente, a pesquisa mostra que, apesar da perseguição política, da condenação sem provas, e do que tentam fazer alguns juízes e desembargadores, o povo quer Lula na urna!

Tanto que o percentual de eleitores e eleitoras que afirma não saber em quem votar ou que declara voto branco ou nulo sobe de 16% para 28% caso Lula seja impedido de se candidatar. Se somado ao número de indecisos, o total dos que deixam de escolher um candidato chega a 36%.

Em nenhum outro levantamento de intenção de voto para presidente já feito pelo instituto em ano eleitoral observou-se uma taxa tão elevada de brasileiros e brasileiras com a pretensão de votar em branco ou anular o voto. É o que acontece quando se exclui o nome de Lula da disputa.

FOLHA DE S.PAULO

É por isso também que, sempre de acordo com o instituto, um candidato indicado por Lula também lideraria contra todos. Votariam com certeza em um candidato indicado pelo ex-presidente 27% dos eleitores, enquanto o deputado Jair Bolsonaro tem 18% das intenções de voto.

Nem mesmo os ataques político e midiáticos cotidianos conseguem eclipsar a força do legado de um governo que ousou pensar no povo, fez diferente e transformou a realidade de milhões de brasileiros e brasileiras.

Para o PT, não hã alternativa ou plano B. Lula é o candidato do partido. Recorrerá a todos os tribunais e lutará nas ruas e usará de todos os meios legais para combater a perseguição política de que Lula é vítima.

Ainda assim, a tentativa midiática de tirar Lula do páreo se ilustra também na impressionante lista de nomes apresentados como alternativa ou virtuais concorrentes.

Extensa, inclui até apresentadores globais e ex-ministros, com nomes como Jair Bolsonaro (PSC), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Joaquim Barbosa (Sem partido), Alvaro Dias (Podemos), Fernando Collor de Mello (PTC), Manuela D’Ávila (PCdoB), Paulo Rabello de Castro (PSC), João Amoêdo (Partido Novo),  Guilherme Boulos (sem partido), Henrique Meirelles (PSD), Luciano Huck (Sem partido).

Perdendo força pesquisa a pesquisa, o deputado Jair Bolsonaro parou de crescer especialmente após a divulgação de aumento de patrimônio da sua família desde o início de sua carreira política – fato de que têm conhecimento 34% dos entrevistados segundo o Datafolha. O parlamentar recorreu ao TSE para tentar barrar a publicação do resultado pelo jornal.

Foram realizadas 2.826 entrevistas pelo instituto Datafolha em 174 municípios brasileiros entre os dias de 29 e 30 de janeiro. Os resultados apresentam margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR 05351/2018.

Texto publicado pelo site do PT Nacional!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *