CARDIOLOGIA: Primeiro mutirão de cateterismo do ano atende 33 pacientes

De 24 a 27 de fevereiro será realizado um novo mutirão com a expectativa de atender mais 40 pacientes

A espera pelo exame de cateterismo terminou para 33 pessoas após o mutirão realizado desde sábado (3) e finalizado nesta terça-feira (6) no CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem). A governadora Suely Campos esteve na unidade nesta manhã, quando acompanhou o andamento dos procedimentos e conversou com servidores e pacientes atendidos e em seguida, fez uma visita ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

De 24 a 27 de fevereiro será realizado um novo mutirão com a expectativa de atender mais 40 pacientes e, com isso, zerar a demanda reprimida.

Suely lembrou que quando assumiu o governo, havia um equipamento de hemodinâmica adquirido em 2007 que nunca chegou a ser instalado, ficando encaixotado por quase 10 anos. “Nós colocamos este aparelho para funcionar e hoje o procedimento é feito com tecnologia de ponta, melhorando a qualidade dos exames”, frisou.

Durante a visita, a governadora conversou com pacientes, a exemplo de Francelino Moraes, de 59 anos, que aguardava para fazer o procedimento. Ele contou que nunca havia precisado de tratamentos de saúde, mas teve de ser internado após um infarto. “Me trouxeram às pressas para o hospital e fiquei surpreso porque o atendimento foi muito bom. A equipe está bastante empenhada e já vou fazer meu exame e poderei ir para casa”, disse.

O cateterismo cardíaco é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar, quando necessário, os casos de obstrução das artérias coronarianas, que são as que nutrem o músculo cardíaco. Com equipamento novo, o tempo de realização dos exames foi reduzido: agora, os cateterismos têm a duração de 20 a 40 minutos, dependendo de cada caso. Os exames são realizados pelos cardiologistas Luís Carlos Vieira Matos, Marcelo Nakashima e Maurício Nakashima.​

MELHORIAS – Com 23 anos em funcionamento, foi na atual gestão que o CCDI passou pela primeira reforma. Além do equipamento novo de hemodinâmica, ganhou ainda um aparelho de ultrassonografia e um ecocardiógrafo – aparelho que permite a visualização do coração. Com novos equipamentos, a unidade recebeu ainda um gerador de energia elétrica novo, para que tudo continue funcionando caso o fornecimento de energia elétrica seja suspenso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *