Educação: Professores aprovados em processo seletivo participam de curso de formação

Os docentes conheceram o programa ensino estruturado utilizado nas escolas municipais de Boa Vista

Mais de 100 professores da Rede Municipal de Ensino ocuparam as salas da Escola Frei Artur Agostini na noite dessa terça-feira, 6, para uma atividade diferente. Em vez de ensinar, eles foram aprender. São professores aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação (Smec) que atuam nas turmas de 1º a 5º anos e nas salas de recursos multifuncionais. Durante a formação, os docentes conheceram os programas de ensino do Instituto Alfa e Beto (IAB), inseridos em 2013 nas escolas do município.

“O objetivo da capacitação é instrumentalizar esses novos professores para que eles trabalhem com o programa IAB, com a metodologia da Prefeitura de Boa Vista que é o ensino estruturado. É um primeiro contato para nós podermos alinhar um planejamento pedagógico e dar suporte a eles, que estão entrando na rede para poderem atender da melhor forma nossos alunos”, explicou a coordenadora de Ensino Fundamental da Smec, Josélia Mendes Gomes.

O Instituto Alfa e Beto é uma organização de referência internacional em educação para a primeira infância. O IAB trabalha com um ensino estruturado, com foco na prática educativa baseada em evidências e estratégias para potencializar os resultados. Entre os pontos positivos do programa destacam-se a melhoria de indicadores de aprendizagem como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No último Ideb, realizado em 2015, Boa Vista obteve a nota 5.5 para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, ultrapassando a sua própria meta (5.3) e a meta nacional (5,2). Algumas escolas superaram a meta prevista para 2021.

Para os professores que estão entrando na Rede Municipal de Ensino, a formação do docente é essencial para o desempenho em sala de aula. “Essa capacitação mostra a importância que a prefeitura dá aos professores. Nós vamos entrar em sala de aula conhecendo o programa de ensino que vamos passar para os nossos alunos”, destacou a professora Cledilene de Oliveira Moura.

“A formação vem corresponder às expectativas dos professores e da sociedade, em vista de um programa que está sendo posto em prática por meio de um trabalho criterioso da Prefeitura de Boa Vista na busca da educação de qualidade. Vai acrescentar na nossa conduta como profissionais uma tomada de experiência que, com certeza, vamos colher os resultados” disse o professor Paulo César Melim.

Dando continuidade à formação, os professores participam de um segundo encontro nesta quinta-feira, 8, a partir das 19h, na Escola Municipal Frei Artur Agostini, localizado na Rua Surumú nº 1.905 – Bairro são Vivente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *