Ministros se comprometem a atender demandas do Governo de Roraima

Após oficializar os encaminhamentos aos ministros, o  ministro Torquato Jardim – em nome da comitiva – se comprometeu de imediado a realizar algumas ações requeridas pelo Governo do Estado através da governadora Suely Campos (PP).

A curto prazo, o Governo Federal vai reforçar a Segurança na faixa de fronteira, com a presença de 100 militares do Exército e policiais Federais, para somar aos 100 que já atuam na fronteira.

“O emprego de mais efetivo vai ajudar na identificação dos imigrantes que chegam ao município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Dessa forma, vamos impedir que ocorram os mais diversos crimes como o tráfico de drogas e armas”, ressaltou Jardim.

A segunda medida pelo Governo Federal está relacionada à formalização dos imigrantes venezuelanos no mercado de trabalho local. Conforme o Ministro da Justiça, os procedimentos quanto a isso já estão sendo adotados e devem ser colocados em prática em um prazo de 90 dias.

“Vamos agilizar a revalidação dos diplomas daqueles imigrantes que possuem formação superior, para que eles possam trabalhar no País. No caso dos médicos, além de terem seus diplomas revalidados, serão incluídos no Programa Mais Médicos, do Governo Federal”, garantiu Jardim.

A médio prazo, o Governo Federal vai fazer um censo para saber a quantidade de venezuelanos no estado. No caso deste procedimento, serão levados em conta a quantidade de imigrantes que permanecem em Roraima e aqueles que seguem para outras regiões do País.

“As informações do censo irão ajudar na criação de politicas públicas mais efetivas, que venham ajudar a diminuir os impactos causados pela imigração desenfreada dos venezuelanos para o estado de Roraima”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *