Carnaval Seguro é o nome da operação que será realizada pelo Detran Roraima em conjunto com outros órgãos

Por MÔNICA BERMÊO

Carnaval é tempo de festa, de folia, mas é um dos períodos que mais ocorrem incidências de acidentes no trânsito em função de imprudência e o uso de bebida alcóolica, por isso, e seguindo a recomendação da governadora Suely Campos (PP), o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Roraima (Detran-RR) em conjunto com a Polícia Militar de Roraima (PM-RR) vão realizar no período carnavalesco a Operação Carnaval Seguro.

A operação que será realizada no período de 9 a 14 de fevereiro, consiste em intensificar as ações de fiscalização de trânsito, com o objetivo de conscientizar os condutores para o respeito e cumprimento às normas de trânsito durante o período festivo, além de coibir os excessos principalmente no que diz respeito à condução de veículos por pessoas inabilitadas ou sobre influência de bebidas alcoólicas.

Durante esse período as equipes de fiscalização estarão nas ruas com um reforço no quantitativo do efetivo empregado normalmente e diariamente contará com 15 agentes de transito e 10 policiais militares. Além desse efetivo, o Detran também vai atuar em parceria com outros órgãos de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal que realizará ações em conjunto. As fiscalizações serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite.

O chefe de fiscalização de trânsito, Vilmar Florêncio, esclareceu que em alguns horários as fiscalizações serão realizadas de forma simultânea em pontos distintos da cidade. “Enquanto uma equipe atuará na área central, outra estará na região oeste da cidade.” disse o chefe de fiscalização.

Ele explicou ainda que pelo segundo ano consecutivo será adotada como estratégia de fiscalização a designação de uma equipe exclusiva para verificar casos de embriagues ao volante, e que todos os condutores abordados que apresentem ou não sintomas de embriagues serão convidados a realizar o teste de etilômetro.

Por sua vez, o presidente do Detran, Titonho Beserra, disse que o órgão está preocupado com o alto índice de acidentes que superlota e sobrecarrega o Hospital Geral de Roraima (HGR) nos dias de festas, além de mobilizar um grande aparato para o atendimento a essas vitimas, o que influência e prejudica diretamente o atendimento de pessoas doentes.

“Mais uma vez nossas equipes vão procurar fazer a nossa parte, cuidando para que o cidadão não seja prejudicado por conta da irregularidade no trânsito por parte de terceiros, por isso esperamos contar com o apoio e a compreensão de todos para que compreendam que o trabalho que estaremos realizando é um trabalho preventivo e que poderá ajudar a salvar vidas”, destacou Titonho Beserra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *