Polo Batata Doce Projeto incentiva agricultora a produzir em maior quantidade e melhorar a renda da família

Durante muito tempo Elcilene Fernandes da Silva e a mãe dona Margarida não tinham qualquer perspectiva de aumentar a produção em seu pedaço de terra por falta de projetos de incentivo. Mas através de uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas – SMAI, está implantando o Projeto Polo da Batata doce, que irá transformar a vicinal onde se localiza o sitio de Elcilene e de mais 22 famílias inscritas no projeto em um polo produtor de forma regular e em quantidade para abastecer o mercado local e de outros municípios.

 Proprietária de uma pequena área localizada na vicinal dois, Projeto de Assentamento Nova Amazônia, gleba Truarú a agricultora Elcilene Fernandes da Silva se divide entre o curso de Técnico em Agropecuária na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima e a lida no seu pequeno sítio. Ela vive com a mãe e o filho de oito anos.

 Elcilene conta que na ausência de uma figura masculina, elas mesmas realizam as tarefas do sítio: preparam a terra, plantam, cuidam do plantio e fazem a colheita, porém de forma modesta, pois não dispõem de maquinas, implementos e insumos.

“Nós plantávamos apenas para a nossa alimentação e agora com o projeto poderemos pensar em investir para produzir e gerar renda para minha família, melhorando a qualidade e aumentando a quantidade. Estou muito feliz com essa perspectiva”, destacou.

Mulher no volante… também trabalha com o trator arando a terra para o plantio

Elcilene foi a primeira mulher a se propor ao treinamento oferecido pela Secretaria de Agricultura para os produtores familiares que desejassem trabalhar em suas propriedades. Ela diz que já se acostumou aos trabalhos considerados masculinos e os realiza sem dificuldade. “Para mim não foi difícil aprender a manusear o trator junto com a grade, foi uma experiência muito positiva, além de trabalhar na área de um hectare que receberá as mudas de batata doce em minha propriedade, também pude auxiliar alguns vizinhos”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *