CARRETA DA MULHER Unidade Móvel atenderá na Sesau Carreta ficará estacionada na Sesau a partir de quinta-feira (15)

Por ASCOM SESAUFotos: SECOM-RR

Carreta ficará estacionada na Sesau a partir de hoje, quinta-feira

A partir desta quinta-feira (15) até sábado (17), a Carreta da Saúde da Mulher estará ofertando exames na Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Rua Madrid, 180 – bairro Aeroporto, atendendo à demanda da CECM (Clínica Especializada Coronel Mota) para os exames de ultrassonografia. Os pacientes que farão este exame já estão definidos e devidamente agendados.  Mas há ainda a oferta de exames de mamografia, cuja demanda é livre. A cada dia, são ofertados 40 exames de cada e o atendimento começa às 8h.

As mulheres devem apresentar os seguintes documentos: CPF (Cadastro de Pessoa Física), Carteira de Identidade, Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência.

Para realização dos exames de ultrassom, é necessária a apresentação de encaminhamento médico. No caso dos exames de mamografia, o encaminhamento só é necessário para mulheres de até 49 anos.

“Os exames de ultrassonografia ficam prontos na hora e são entregues às usuárias. Já os resultados das mamografias são encaminhados ao CRSM [Centro de Referência da Saúde da Mulher], pois, caso seja detectada alguma alteração, o Centro faz uma busca ativa e contata a paciente para dar início ao tratamento”, explicou a diretora de Políticas Oncológicas da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Lidiane Lorenzoni.

Segundo a diretora geral da CECM, Ellen Aragão, os serviços ofertados pela unidade móvel trazem benefícios tanto para os pacientes quanto para a unidade. “Aqui na Clínica, nós conseguimos diminuir o tempo de espera para a realização dos exames e, com isso, garantimos mais agilidade no diagnóstico para que o paciente possa começar o tratamento o quanto antes”, disse.

SERVIÇOS- Em 2017, a Carreta de Saúde da Mulher possibilitou um grande avanço na realização do diagnóstico do câncer de mama. A unidade móvel atendeu 3.987 mulheres da Capital e do interior. Ao longo do ano, foram realizadas 1.649 mamografias e 2.519 ultrassonografias na unidade móvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *