SARAMPO Lacen-RR treina técnicos de laboratórios para coletas em casos suspeitos

Bioquímicos e técnicos do Hospital da Criança foram os primeiros a receber o treinamento, realizado neste fim de semana

O Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima) ministrou, durante todo o fim de semana (17 e 18), um treinamento para os profissionais do Hospital da Criança Santo Antônio sobre como realizar a coleta das amostras biológicas em casos suspeitos de sarampo.

A ação continua no Hospital neste domingo e depois será realizada com bioquímicos e técnicos dos laboratórios das demais unidades de saúde do Estado. O próximo a receber a capacitação será o Pronto Atendimento Cosme e Silva.

A coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, explicou que, nos casos suspeitos de sarampo, são colhidas amostras de sangue, urina e secreção de nasofaringe e orofaringe. Principalmente no caso desta última, os profissionais enfrentavam dificuldade. “Estas capacitações foram realizadas in loco, nos três turnos e foram muito bem recebidas pelos profissionais. Dessa forma, evitamos que as amostras sejam coletadas da forma errada”.

Na sexta-feira (16), dois casos suspeitos de sarampo foram descartados pelo Lacen-RR, porém um caso foi diagnosticado como positivo na última terça-feira (13), motivando as ações emergenciais realizadas desde então. Os três casos passarão por uma pesquisa viral na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para confirmação dos diagnósticos.

TREINAMENTO – Na terça-feira, 20, haverá um grande treinamento para os servidores da saúde das unidades estaduais e municipais, promovido por técnicos do Ministério da Saúde, no auditório do Corpo de Bombeiros. A medida pretende garantir que os servidores estejam alinhados, pois não se trata mais de procedimentos de rotina e sim, de risco de surto. O curso será aberto a todos os profissionais da área que tiverem interesse. Profissionais de todo o Estado estão sendo mobilizados.

VACINAÇÃO – Neste domingo, as equipes do Estado seguem com as ações de vacinação junto aos venezuelanos abrigados. Neste sábado, mais de 300 pessoas foram vacinadas nos ginásios dos bairros Tancredo Neves e Pintolândia, ambos na Zona Oeste da Capital.

Até essa sexta-feira (16), mais de 350 venezuelanos haviam sido imunizados apenas pelas equipes do Estado no Ginásio do Tancredo Neves, uma das prioridades iniciais, por ser um dos locais por onde a família da criança infectada passou. Nesta semana, o Estado deve receber mais 28 mil doses para reforçar as ações de imunização.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *