Vigilância Sanitária apreende produtos irregulares na Feira do Garimpeiro

A ação era para verificar a denúncia de medicamentos e acabou apreendendo também produtos alimentícios.

Em uma ação de fiscalização realizada na manhã deste domingo, 25, na feira do Garimpeiro, localizada na zona oeste da cidade, equipes da vigilância sanitária do município de Boa Vista apreenderam uma grande quantidade de alimentos e itens comercializados fora da validade e sem qualidade de uso e medicamentos.

 De acordo com o diretor da vigilância, Fernando Matos, esta foi uma ação solicitada pelo Ministério Público Estadual, sobre uma denúncia de venda irregular de medicamentos.

 “O Ministério solicitou que verificássemos a comercialização de medicamentos de forma irregular que ocorre ali naquele local e durante a ação identificamos um caminhão comercializando produtos e itens alimentícios com datas de validade expiradas, sem refrigeração adequada para cada tipo de alimentos e outros alimentos impróprios para o consumo”.

 Foram apreendidos durante a ação, diversos produtos, entre eles iogurte, refrigerante, linguiça defumada, peito de frango, pão de queijo e outros produtos em desacordo com as normas sanitárias, dentre elas data de validade expirada, sem data de validade, adulteração da embalagem original e sem as condições de armazenamento e conservação adequadas, que estavam sendo comercializados dentro de um caminhão, sem as condições de refrigeração necessária.

 Os produtos alimentícios apreendidos foram levados juntamente com o motorista do caminhão ao 50 Distrito Policial.

 Todos os produtos alimentícios que foram apreendidos inadequados para o consumo serão descartados, no aterro sanitário, os demais serão registrados, levados ao conhecimento do Ministério Público Estadual e devolvidos aos responsáveis.

 As equipes também apreenderam medicamentos sem registo da ANVISA, de venda proibida e expostos por pessoas que não tem competência sobre a sua venda. Os medicamentos foram apreendidos e os responsáveis pela venda foram advertidos, caso voltem a praticar o ato sofrerão as conseqüências legais de acordo com as legislações específicas.

 A Vigilância Sanitária realiza rotineiramente ações de fiscalização em diversos locais da cidade, com a finalidade de minimizar os riscos à saúde da população. “Trabalhamos diariamente com ações de fiscalização e alertamos a população que não compre e nem consuma produtos de procedência duvidosa, isso acarreta muitos malefícios à saúde, alguns até levam a óbito”, alerta o diretor da vigilância, Fernando Matos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *