CARRETAS DA MULHER Governo disponibiliza segunda unidade móvel para atender ao público

Esta semana os atendimentos serão no Pedra Pintada e no Pronto Atendimento Cosme e Silva.

A partir da segunda-feira, 26, os atendimentos da Carreta da Mulher, as moradoras da região do Pedra Pintada e localidades próximas poderão contar com o atendimento de uma das unidades da Carreta da Mulher. O cronograma de atendimentos segue no local até sexta-feira, 2 de março.

A segunda Carreta da Mulher irá atender, nesse mesmo período, no Pronto Atendimento Cosme e Silva, no bairro Pintolândia, beneficiando a população da Zona Oeste da Capital.

Com a aquisição de mais uma Carreta, as mulheres de Roraima contam agora com o dobro de possibilidades de realizarem ultrassom e mamografia para a prevenção do câncer de mama e outras doenças. Cada unidade oferta 80 exames por dia, e irão percorrerão todo o Estado. A primeira unidade está em funcionamento desde o segundo semestre do ano passado e já ofertou mais de 4 mil atendimentos

ATENDIMENTOS – Em cada unidade móvel são ofertadas 40 mamografias e 40 ultrassonografias. Os atendimentos começam às 8h, por ordem de prioridade. As mulheres devem apresentar os seguintes documentos: CPF (Cadastro de Pessoa Física), Carteira de Identidade, Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência.

É necessária apresentação de encaminhamento médico para os exames de ultrassonografia e de mamografia em mulheres até 49 anos.

Os exames de ultrassonografia ficam prontos na hora e são entregues às usuárias. Já os resultados das mamografias são encaminhados ao CRSM [Centro de Referência de Saúde da Mulher], pois caso seja detectada alguma alteração, o Centro faz uma busca ativa e contata a paciente para dar início ao tratamento.

Além de seguir um cronograma próprio, a Carreta de Saúde da Mulher também participa das ações Caravana do Povo e Caravana da Mulher que são coordenadas pela Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), e auxilia também as principais unidades na capital como o Centro de Referência da Saúde da Mulher e Clínica Especializada Coronel Mota.

“O Governo do Estado tem se empenhado em levar essa ação aos bairros e municípios mais distantes e desassistidos. Com isso, estamos levando dignidade às mulheres que cuidam tanto dos outros e muitas vezes esquecem de si”, ressaltou o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Borba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *