CIDADÃO DO FUTURO Programa inicia atividades para 50 jovens

Por SIMONE CESÁRIO – Foto: Vinícius Félix

Oficina de culinária é a novidade para a turma deste ano.

Os 50 jovens do programa Cidadão do Futuro, iniciativa desenvolvida por meio da parceria entre Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), iniciaram nesta segunda-feira (26) as atividades de 2018. A cerimônia ocorreu no auditório da Setrabes, com apresentações culturais e homenagens aos destaques do ano passado.

Além de apresentações teatral e musical, cinco integrantes do Cidadão do Futuro de 2017 foram homenageados como destaques, pela atuação no ano anterior, e continuarão no programa nesta turma que se inicia.

A secretária-adjunta do Trabalho e Bem-Estar Social, Edilânia Mangueira, pontua que, além da educação para o trânsito, esses jovens são preparados para a vida. “Aqui eles terão acesso a conhecimentos para que poderão transformá-los para a vida em sociedade e também disseminar esses conhecimentos entre as pessoas do convívio, e também sendo preparados para que também possam contribuir para o desenvolvimento do Estado”, disse.

O diretor-presidente do Detran-RR, Titonho Beserra, destaca que o Cidadão do Futuro é uma de suas ações mais importantes do Detran. “É importante pela transformação na vida das pessoas, por isso espero que cada um possa aproveitar essa oportunidade. E, aos pais, queria que vocês acompanhem e confiem nesse trabalho, que é realizado com seriedade e dedicação por toda a equipe”, destaca.

Além das aulas de teatro, coral, libras, vídeo, artes plásticas e legislação de trânsito, este ano terá uma novidade, a oficina de gastronomia, com Beto Belini. “É uma atividade que possa gerar renda para quando encerrarem a participação no programa”, explica a diretora de Segurança no Trânsito, Angelice Janesko.

HOMENAGEADOS – Israel Araújo da Silva, de 16 anos, foi homenageado como um dos destaques do Programa em 2017 e continuará em 2018. Ele garante que, em um ano, as mudanças foram muitas. “Entrei uma pessoa e saí outra: com mais noções de educação, de valorização das coisas e aprendi muito, por exemplo, de legislação para o trânsito”. E deixa um recado aos novos integrantes. “Aproveitem cada momento, porque é uma oportunidade única e que passa muito rápido”.

Já a Alejandra Gabrielly Dantas de Andrade, de 15 anos, está ansiosa com a oportunidade de participar de um programa que, para ela, será tudo novidade. “Aqui terei a oportunidade de adquirir conhecimentos e realizar atividades que eu gosto muito, como o coral, além de conhecer novas pessoas”.

A mãe da Alejandra, Mayra Alejandra Dantas de Souza, também está otimista com a oportunidade oferecida à filha por meio de um programa do Governo do Estado. “Tenho certeza de que irá ajudar muito no desenvolvimento dela e aumentar seu conhecimento. Estou muito feliz com a oportunidade”.

Em três anos, Programa já atendeu 150 adolescentes

O Cidadão do Futuro foi criado por meio da Lei nº 402, de 8 de outubro de 2003. A primeira turma iniciou em janeiro de 2004 e, até 2017, 700 adolescentes foram atendidos pelo Programa.

Além das oficinas, os adolescentes são atendidos com palestras que proporcionam orientação para sua formação quanto cidadão, conhecedores dos seus direitos e deveres para que possam também contribuir na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Em três anos da gestão da governadora Suely Campos, 150 adolescentes também tiveram a possibilidade de realizar uma atividade lúdica de educação para o trânsito, o Tapete Educativo, durante as edições da Caravana do Povo. Mais de sete mil pessoas participaram da atividade só em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *