ALTO SÃO MARCOS Governadora Suely Campos se reúne com líderes Indígenas

Por DINA VIEIRA  – Fotos: Odail Oliveira

A reunião contou com a presença de secretários estaduais.

A governadora Suely Campos recebeu no fim da tarde desta terça-feira (27), no Palácio Senador Hélio Campos, uma comitiva formada por Tuxauas e lideranças indígenas da região do Alto São Marcos. A reunião também contou com a presença de secretários estaduais.

A pauta inicial seriam as demandas relacionadas à educação, mas no decorrer da reunião outros temas também foram tratados, como o problema da falta de energia na Comunidade Boca Mata. De acordo com os indígenas, a Eletrobrás, responsável pelo fornecimento de energia elétrica para todo o estado, suspendeu o serviço na comunidade.

Diante da situação, a governadora Suely Campos se comprometeu em fornecer mensalmente 400 litros de óleo diesel para que a comunidade consiga utilizar pelo menos o gerador de energia do local, minimizando assim o problema na comunidade até que a Eletrobrás retome o fornecimento de energia.

Outros temas abordados foram a revitalização de escolas, rotas do transporte escolar, a criação de Centros Regionais, a renovação do contrato dos professores indígenas seletivados.

Suely Campos destacou durante a reunião a importância do diálogo com as lideranças indígenas. “Desde o início do nosso mandato, sempre recebemos os indígenas para discutirmos as soluções e melhores caminhos para a resolução dos problemas, gosto muito de tratar da política indígena, tenho muito respeito por esse povo, e sempre estaremos de portas abertas para atendê-los”, garantiu.

O tuxaua da comunidade Taurau Paru, Aldino Alves, destacou que a reunião foi positiva. “Trouxemos aqui algumas prioridades, e conseguimos ser atendidos em alguns pontos, voltaremos para nossas comunidades repassaremos as informações que nos foram dadas aqui, esse diálogo é importante, pois nós queremos fazer essa parceria com o governo na construção de um estado melhor”, pontuou.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA – Na semana passada, representantes da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) participaram de uma reunião extraordinária realizada na Comunidade Boca da Mata. Na ocasião foram apresentadas demandas voltadas à educação, onde algumas foram atendidas de imediato, como o fornecimento da merenda, e a retomada do transporte escolar.

“Já havíamos nos reunido na semana passada na comunidade ouvindo as reivindicações, e eles nos solicitaram essa reunião com a governadora que prontamente os atendeu, mostrando que o Governo está aberto para o diálogo e buscando melhorar cada vez mais o atendimento ao povo indígena”, explicou o secretário de Educação, José Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *