MEIO AMBIENTE Escolas estaduais passam por pré-seleção para conferência nacional

Foto: Neto Figueredo

As escolas começaram a fazer a seleção dos trabalhos para a etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

O colégio Militar Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges, que fica no bairro Canarinho, realizou na manhã desta quarta-feira (28), a seleção do melhor trabalho de aluno para a CNIJMA (Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente), que esse ano tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

Ao todo, foram analisados 16 trabalhos desenvolvidos por meio de pesquisa de campo e em sala de aula. Os alunos se apresentaram diante de uma equipe de avaliadores, composta por representantes da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), da Funasa (Funasa Nacional de Saúde) e professores.

O trabalho escolhido para representar a escola na Conferência foi o do estudante Luciano Sampaio de Moraes Júnior, do sexto ano do Ensino Fundamental. Ele desenvolveu a pesquisa focada na reutilização da água. “Foi uma boa experiência que me ajudou a ter mais consciência quanto ao desperdício da água. Estou na expectativa de ser selecionado para a etapa nacional”, ressaltou.

A cabo da PM, Naira Mesquita, foi a pessoa responsável por coordenar a apresentação dos trabalhos dos alunos. Ela disse que o tema que será tratado pela Conferência precisa ser debatido com frequência na escola. “A juventude precisa olhar a água como um bem de grande valor, e evitar o desperdício. Nosso papel é ajudar nesse processo”, argumentou.

CONFERÊNCIA – Trata-se de um processo que mobiliza escolas brasileiras públicas e privadas, assim como escolas de comunidades indígenas, para estimular a pesquisa, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais.

A chefe de divisão de Educação Ambiental da Seed, Erriete Maduro, explicou que o evento envolve quatro etapas em nível local, estadual e nacional. “A primeira já estamos realizando que são as oficinas, que servem de preparatório da Conferência nas escolas”, disse.

Depois disso, os estudantes vão participar da Conferência Estadual que vai ser realizada do dia 25 a 27 de abril. “Esse é o momento em que vão ser eleitos os delegados e suplentes para participar da etapa nacional”, informou.

A V Conferência Nacional Infantojuvenil vai ser realizada em Brasília (DF), no período de 15 a 19 de junho e vai contar com a participação de delegados de 11 a 14 anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *