Profissionais da Fetec recebem orientações sobre primeira infância

Educadores e técnicos que atuam em projetos voltados ao esporte da Fundação de Educação, Esportes, Turismo e Cultura de Boa Vista (Fetec) participaram nesta quarta-feira, 28, de uma capacitação sobre primeira infância no Programa Família que Acolhe (FQA).

Eles receberão orientações sobre a importância da fase que se inicia na gestação e vai até os seis anos da criança e como inserir o tema nas ações desenvolvidas pela fundação com foco no público infantil. Estudos mostram que as experiências e estímulos recebidos do nascimento aos seis anos de idade exercem uma longa influência ao longo da vida.

“Nós estamos orientando esses profissionais sobre a importância da primeira infância, do desenvolvimento da criança nesse período, e associando o tema à realização de atividades esportivas. A partir de agora, esses educadores terão um olhar diferenciado, mais amplo para verificar como essas crianças chegam a eles, como fazer a atividade física, como perceber, aproximar e trabalhar também os pais”, disse Valéria Reimbold, coordenadora da Universidade do Bebê do FQA.

A Superintendência de Esportes da Fetec coordena projetos que atendem crianças, como o Noite Adentro e Escolinha de Esportes da Vila Olímpica. “Nossa intenção é entender mais sobre a primeira infância e trabalhar com as crianças de quatro a sete anos, não um esporte específico, mas sim uma iniciação de forma lúdica. A gente está aprendendo mais sobre o Família que Acolhe e como podemos contribuir para o desenvolvimento das crianças por meio de nossos projetos”, contou João Tambor, superintende de Esportes da Fetec.

Para os educadores, é uma oportunidade de desenvolver atividades que estimulem ainda mais as crianças nos primeiros anos de vida. “Nós estamos aprendendo mais a lidar com uma idade que é muito importante para o desenvolvimento da criança, até porque nosso objetivo é abrir turmas de recreação infantil na Vila Olímpica para atender crianças a partir de três anos de idade”, disse Josiel Matos, coordenador da Escolinha de Esportes da Vila Olímpica, que atualmente recebe crianças a partir de cinco anos.

O projeto Esporte Noite Adentro recebe crianças a partir dos três anos de idade. A coordenadora, Vânia Elissa Monteiro, ressaltou que a capacitação mostra que o projeto está no caminho certo com as abordagens, brincadeiras e interação com as crianças. “Hoje em dia, muitos pais ficam distantes dos filhos, então, a gente percebe a importância do nosso trabalho com as crianças, o brincar, dar atenção, cuidar. Tudo isso a gente está aprendendo no Família que Acolhe”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *