UNICEF BRASIL Governadora Suely Campos recebe representantes da Unicef Brasil

 Por WESLEY OLIVEIRA – Fotos: Fernando Oliveira

A ideia é ampliar o alcance de soluções para problemas que atingem as crianças e adolescentes, como a exclusão escolar, violência, gravidez na adolescência e outras temáticas.

A governadora Suely Campos recebeu nesta segunda-feira (27), no Palácio Senador Hélio Campos, representantes do Unicef Brasil (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para tratar sobre a adesão dos municípios roraimenses ao Selo Unicef, que reconhece os esforços dos municípios do semiárido e da Amazônia Legal que mais avançam na implantação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.

A ideia é ampliar o alcance de soluções para problemas que atingem as crianças e adolescentes, como a evasão escolar, violência, gravidez na adolescência e outras temáticas.

A reunião foi marcada por dois temas principais: a cooperação que o Unicef já está tendo por meio do Selo Unicef que mobiliza os municípios com os direitos da criança e adolescente e a crise que o Estado tem enfrentado  com a migração dos venezuelanos.

A diretora do escritório brasileiro do Unicef, Florence Bauer, disse que a reunião serviu para alinhar a melhor forma de trabalhar, buscando maior aproximação aos municípios.

“A reunião foi muito proveitosa, buscamos aqui a melhor maneira para trabalharmos juntos na mobilização dos municípios e assim, acompanharmos a inclusão escolar das crianças”, disse Florence.

Suely Campos apresentou os problemas e os desafios que existem com o aumento no fluxo de imigrantes venezuelanos no Estado. Dos diversos problemas decorrentes da crise, destaque para os dados que comprovam o aumento demanda na segurança, educação e saúde. A diretora do Unicef explicou que a instituição vai analisar em quais áreas podem apoiar.

“Um dos temas que nos preocupam é a inclusão escolar, para que todas as crianças tenham direito a educação, sabendo como é a proteção das crianças e adolescentes dentro dos abrigos. Assim como a preocupação com algumas doenças que estão reaparecendo no Estado”, destacou.

AVANÇOS – Na reunião a governadora Suely Campos apontou as melhorias e avanços alcançados desde que assumiu o governo em 2015, reforçando seu comprometimento em implantar no Estado, políticas públicas para as crianças e adolescentes.

Entre as melhorias está redução do trabalho infantil, ampliando o atendimento a crianças e adolescentes com necessidades especiais, através da rede cidadania, dobrando o número de vagas.

Além disso, foi criado o programa Escola do Atleta, que promove a inclusão social através do esporte, com a ideia inovadora da escola de pais, que melhora o convívio familiar, ofertando modalidades de futebol e ginástica rítmica.

Suely destacou ainda a importância da implantação do Ensino Militarizado para o desenvolvimento da Educação. “Na educação, estamos trabalhando pontualmente para combater a evasão escolar, melhorar os índices de aprovação e a diminuição da violência. Implantamos o ensino básico militar em 18 escolas e os resultados obtidos já são excelentes”, disse.

Ainda em sua gestão, a governadora implantou o ensino em tempo integral em 12 escolas, inaugurou a Casa da Gestante ao lado da maternidade, que garante todos os cuidados às futuras mães que enfrentam gravidez de risco. Também foi inaugurada a sede do Centro de Referência da Mulher, que presta toda a assistência às gestantes de alto risco.

ATENDIMENTO A CRIANÇAS VENEZUELANAS – 12 mil crianças já passaram pelos abrigos de 2016 até hoje, juntamente com seus pais. Hoje são 289 crianças atendidas no abrigo da Pintolândia; 92 no Tancredo Neves e 79 em Pacaraima, somando 460 no total, de zero a 14 anos.

O SELO UNICEF – O Selo UNICEF é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implantação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.

Alcançar esse objetivo será uma significativa conquista para o pleno exercício da cidadania, no presente e no futuro, com dignidade e sustentabilidade. É nesse contexto que surge o Selo UNICEF Município Aprovado. Dos 15 municípios do Estado, apenas Mucajaí e São Luis ainda não aderiram ao Selo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *