CADASTRO REEDUCANDOS Roraima é destaque em reunião sobre segurança pública, em Brasília

Por WESLEY OLIVEIRA – Fotos: Arquivo/Secom

Novo ministro da Segurança Pública elogia Roraima pela realização do cadastro biométrico.

Em reunião extraordinária no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na quarta-feira (28), em Brasília, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, elogiou Roraima por ter realizado 100% do cadastro biométrico do mapa carcerário do CNJ, para acompanhamento dos processos e do sistema prisional. Roraima é o único Estado Brasileiro que conseguiu concluir a ação.

O cadastro tem como objetivo identificar cada pessoa que está presa no Brasil, para que não haja duplicidade de informações e também para que juízes de outros Estados possam ter também um retrato sobre tudo que acontece no Brasil; qual alvará que o preso tem, quanto tempo está preso, qual o tipo de regime, entre outros assuntos relacionados. A expectativa é que até o mês de maio esse sistema já esteja 100% completo.

MUTIRÃO – Em outubro de 2017 foi realizado em todas as unidades prisionais um mutirão carcerário. O trabalho foi uma iniciativa da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual, que resultou no cadastro Biométrico de 100% dos presos do Estado.

De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Ronan Marinho, o cadastro vai ajudar no controle e manipulação dos reeducandos nos presídios, pois é importante entender a sensibilidade do sistema prisional para melhorar os serviços prestados a população carcerária.

“Esse cadastro nos traz inúmeras vantagens como; na execução de penas, na implantação dos projetos, no controle, manipulação e principalmente na recuperação dos nossos custodiados para que melhorar nossos serviços”, disse Marinho.

Além do cadastro, no mutirão foi possível realizar atendimentos médicos e judiciais que viabilizou o andamento dos processos dos reeducandos que aguardavam por julgamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *