Sindicato de agricultores de Boa Vista busca parceria para fortalecer agricultura familiar

A Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas – SMAI, está trabalhando para desenvolver o agronegócio e transformar Boa Vista na nova fronteira agrícola do município. Na manhã da sexta-feira, 2, a presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais da agricultura familiar do município de Boa Vista, Ediane Rodrigues Leão esteve na sede da secretaria para uma reunião de esclarecimento sobre as Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Pronaf (DAP), documento de identificação da agricultura familiar.

 A ideia é uma parceria com a secretaria para que os agricultores associados e também novos agricultores que venham a fazer parte da entidade tenham mais facilidade para a emissão do documento.

 O secretário Marlon Buss destacou que muitas vezes por falta de esclarecimento os produtores não conseguem atualizar ou regularizar sua situação. “Nós estamos recebendo todas as entidades e nos mostrando parceiros para que realmente haja essa desburocratização do serviço, o que acaba por facilitar a vida do produtor e acelerar o trabalho, pois sabemos que o fator tempo influencia muito na agricultura”, disse.

 “Tudo o que puder ser feito para facilitar a vida e o trabalho do nosso agricultor familiar será muito positivo também para o sindicato. A secretaria se mostrou muito receptiva e com uma proposta para realmente desenvolver o agronegócio no município”, enfatizou a presidente do Sindicato Ediane Rodrigues Leão.

 Ela disse ainda que o sindicato é credenciado para emitir a DAP e poderá tirar todas as dúvidas dos produtores. Quem tiver dúvidas também pode procurar a sede da SMAI, localizada na Avenida Ville Roy 6793 Centro.

 Declaração de Aptidão ao Pronaf A DAP é obrigatória e também GRATUITA e seu cadastro é realizado nas entidades emissoras de DAP, que são entidades e órgãos públicos, autorizados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Para obter a Declaração, é necessário ir até a sede de uma entidade emissora em funcionamento no seu município ou nas proximidades, e ter em mãos: Carteira de identidade (RG); CPF; e Documentos do/a cônjuge: RG e CPF (apenas para as pessoas casadas ou sob regime de união estável).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *