Parceria entre prefeitura de Uiramutã e Detran-RR vai facilitar regularização de veículos no município

Por Pablo Sérgio

Desde o mês passado os 46 proprietários de veículos com placas do município de Uiramutã não precisam mais se deslocar para Boa Vista para resolverem pendências documentais relativas aos seus veículos. Isso em função de uma parceria efetivada entre a prefeitura de Uiramutã e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Roraima (Detran-RR).

O município é o único de Roraima que não possui uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e em função disso o prefeito Dedéu Araújo (PP) procurou a direção do Detran para solicitar a instalação de uma representação do órgão naquela localidade.

Entretanto, em função das dificuldades estruturais para instalar uma Ciretran em Uiramutã, optou-se em fazer uma parceria entre a prefeitura e o Detran para que os proprietários possam ser atendidos ao menos duas vezes ao mês. A prefeitura entra com o apoio logístico e de servidores e a equipe do Ciretran de Normandia realiza os serviços.

De acordo com o chefe do Ciretran de Normandia, Lindomar Lima, os serviços a serem ofertados no Uiramutã serão praticamente os mesmos oferecidos nos demais municípios.

“Todos os meses passaremos dois dias fazendo atendimento na sede do município, com expedição de segunda via de documento, transferência de veiculo, vistoria, reposição de lacre e impressão de boleto para pagamento, tudo que é feito nos demais municípios”, esclareceu Lindomar.

Ele disse ainda que na primeira ida da equipe do Detran ao Uiramutã – ocorrida no mês passado – foi realizada uma reunião articulada pela prefeitura com os proprietários de veículos e uma palestra esclarecedora aos presentes. Em seguida foram realizados os atendimentos nos dois horários, com cerca de 20 pessoas atendidas diretamente, buscando solucionar algumas pendencias documentais.

De acordo com o diretor financeiro do Detran, Cassiano Glauco Flauzino, anteriormente quando os veículos de Uiramutã eram apreendidos o proprietário tinha que se deslocar até o município de Pacaraima para resolver as pendencias, e tinha que ficar aguardando indefinidamente, com a parceria efetivada esse e outros transtornos serão evitados.

Já o presidente do órgão, Titonho Beserra, disse que no primeiro momento foi feita uma apresentação geral dos serviços que serão oferecidos aos proprietários dos veículos e um calendário anual das idas para atendimento.

“Nas próximas idas iremos fazer ações educativas e repressivas no tocante ao cumprimento das normas do Código Brasileiro de Trânsito, como uso de capacete e a regularização de documentos de veículos”, esclareceu Titonho.

Além disso, ele disse que nas campanhas educativas o órgão vai procurar conscientizar os proprietários de veículos a transferirem as placas para o próprio município, pois cerca de 50% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é destinado para o município onde o veiculo é registrado, ajudando a aquecer a economia local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *