TRE e Numur realizam Seminário para discutir Eleições 2018 e participação das mulheres na política

Visando ampliar o debate sobre a importância e a necessidade de uma participação mais efetiva das mulheres no processo eleitoral de 2018 quando os eleitores irão eleger deputados estaduais, deputados federais, senadores e presidente da República, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – TRE/RR e o Núcleo de Mulheres de Roraima – NUMUR realizam nesta terça-feira, dia 06 de março, no período das 16 às 19 horas, o Seminário – Eleições 2018 e a Participação Política das Mulheres.

O evento será realizado no Auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, como parte da programação ao mês da mulher e em comemoração ao dia 08 de março.

O Seminário contará com duas exposições: o papel da Justiça Eleitoral na promoção da participação política das mulheres e os desafios e perspectivas da participação política das mulheres.

Andrea Vasconcelos, da coordenação do NUMUR, lembrou que, “Na última eleição geral (2014), o eleitorado feminino chegou a 6 milhões a mais do que o masculino. Entretanto, ao considerar as Câmaras Municipais, as Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional, esse número não se reflete na presença das mulheres na democracia representativa, que atualmente gira em torno de 10 a 13%”.

Ela lembrou ainda que desde 2008, o país vem desenvolvendo campanhas permanentes para incentivar a participação das mulheres, além da aplicação de uma legislação eleitoral (Lei 12.034/2009, 13.165/2015) que procura incentivar a participação feminina.

“Entretanto, o Brasil segue ocupando o 158º lugar no ranking de 188 países que compõe a Organização das Nações Unidas quanto à presença das mulheres na política. E porque as mulheres seguem subrepresentadas? Porque depois de 82 anos de conquista do voto feminino, os avanços ainda são tímidos?”, questiona Andrea Vasconcelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *