Oleno Matos destaca serviços oferecidos pelo CHAME no combate a violência contra a mulher

Durante a sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em homenagem às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, ocorrida na manhã de ontem (8 de março), o deputado estadual Oleno Matos (PC do B) destacou o trabalho realizado pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME), no combate a violência contra a mulher.

Oleno Matos lembrou o objetivo do CHAME, que faz parte da estrutura de ação política e social da ALE, “O objetivo principal do CHAME é atender as mulheres vítimas de violência, objetivando minorar os efeitos desses maus tratos, com atenção, valorização e respeito”, finalizou.

E – segundo ele – esse trabalho vem sendo realizado de forma eficiente por parte das equipes técnicas e administrativas do órgão que está sendo coordenado pela deputada Lenir Rodrigues (PPS).

“Nos últimos anos o CHAME tem realizado um trabalho muito importante na sociedade roraimense. Um trabalho que vai muito além de atender as vítimas da violência doméstica. Presta serviço de acompanhamento jurídico, psicológico e de assistência social para às vítimas, presta acompanhamento aos agressores visando reduzir essa cultura da violência e procura sensibilizar a sociedade através de palestras em escolas tanto na cidade quanto no interior”, explicou.

Para ele, o ideal é que o estado de Roraima não precisasse de um órgão como o CHAME, mas diante do número elevado de violência contra a mulher, o trabalho realizado tem sido de fundamental importância para garantir a integridade física e emocional de milhares de mulheres que são atendidas.

“A violência doméstica que atinge a mulher em nossa sociedade atinge diretamente às crianças e a família como um todo, por isso ao celebrarmos esse Dia Internacional da Mulher é importante lembrar o trabalho realizado pelo CHAME, pois nesse momento, em algum lugar de nosso estado há uma mulher sofrendo agressão e precisando de um apoio imediato que nós podemos oferecer”, lamentou Oleno Matos.

Quem abrilhantou também a comemoração fazendo uso da palavra foi Melissa Matos, 11 anos, filha do deputado Oleno Matos, ressaltando que mulheres de todas as idades, adultas ou crianças, merecem respeito. “Mesmo sendo criança, sou mulher, tudo isso que acontece com as mulheres mais velhas, acontece também com as crianças, infelizmente, como assédio, agressão. Eu fico feliz por essas coisas não terem acontecido comigo”.

Após as falas dos parlamentares presentes ao evento, ocorreu a apresentação do Espetáculo Maria, com instrumentos, músicas populares brasileiras, danças e figurinos coloridos, o que animou as homenageadas que cantaram e aplaudiram a cada apresentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *