Professores de Roraima organizaram livro sobre “Formação de professores e práticas pedagógicas” que será lançado em breve

Os professores Joelma Fernandes, do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Elói Martins Senhoras, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) são organizadores do livro-coletânea sobre “Formação de professores e práticas pedagógicas”, que deverá ser lançado oficialmente no mês de abril.

O livro faz parte da Coleção Comunicação e Políticas Públicas da Editora da Universidade Federal de Roraima e reúne artigos de estudantes do curso de doutorado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos do Rio Grande do Sul (Unisinos), da qual Joelma Fernandes é doutoranda.

Sob a coordenação dos dois professores de Roraima, o livro foi construído por várias mãos, com a participação de doutorandos de vários estados brasileiros o que aumenta ainda mais o valor de seu conteúdo, pois traz abordagens de experiências diversas e diversificadas que podem retratar uma realidade e servir como solução para outra, isso de acordo com a professora Joelma Fernandes.

“Ficamos gratos por termos tido a oportunidade de sistematizar essas experiências e – através da UFRR – publicá-las em forma de livro para difundirmos essas reflexões numa perspectiva de darmos nossa contribuição para um debate aprofundado sobre o ensino e a própria formação dos professores, bem como suas práticas pedagógicas”, afirmou Joelma.

Segundo o professor Elói Martins, a construção coletiva de textos de autores de Roraima, Pará, Mato Grosso, Maranhão e Rio Grande do Sul, é um convite para reflexões sobre questões políticas e pedagógicas no campo da Educação e não apresenta receitas para melhorar os processos educativos, mas, oferece a possibilidade do pensar de outros modos do fazer pedagógico no cotidiano escolar.

Joelma disse que o livro também é uma oportunidade de difundir um pouco do trabalho realizado em Roraima no tocante as práticas pedagógicas, tendo em vista que o livro terá circulação nacional e servirá como fonte de estudo e de pesquisa para professores de outras regiões do país.

O livro na versão eletrônica já está disponível para compra na plataforma: www.livroeletronico.net e a impressa deverá estar disponibilizada no mês de abril, quando será feito o lançamento oficial da publicação em Roraima e em outros estados, inclusive em congressos nacionais de educação.

Joelma Fernandes, ao lado de duas autoras dos textos do livro Formação de professores e práticas pedagógicas, Ranielly Foro, de Belém (PA), administradora da UFPA, pesquisadora de políticas públicas e memórias institucionais e a direita a capitã da Polícia Militar do Mato grosso, doutoranda e pesquisadora no campo da Educação Ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *