REFORMA ADMINISTRATIVA Suely Campos muda titulares de seis pastas de governo

LEANDRO FREITAS Fotos: Fernando Oliveira

Medida faz parte da reforma administrativa com vistas no aprimoramento da gestão de governo

A  anunciou nesta terça-feira, dia 29, mudanças em seis pastas de governo. A reforma administrativa atingiu a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Sefaz (Fazenda), Seinf (Infraestrutura), Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima). A cerimônia de posse ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, com a presença deputados e autoridades em geral.

“A mudança na máquina é para melhor servir a nossa população e desempenhar cada vez melhor as nossas políticas públicas para a sociedade”, disse a governadora, ao detalhar a experiência profissional dos empossados.

Segundo ela, trata-se de uma rotina da gestão, com mudanças pontuais para melhorar ainda mais a máquina. “Nosso time está formado para continuarmos o nosso trabalho em prol da população de Roraima”, enfatizou.

Na Sefaz, assumiu o auditor fiscal aposentado, Leocádio Vasconcelos. Por três vezes ele ocupou o cargo de secretário de Fazenda do Governo de Roraima. Antes de tomar posse na Sefaz, Leocádio ocupava o cargo de superintendente Geral da Assembleia Legislativa de Roraima. “Vamos fazer um levantamento de toda situação financeira do Estado e resolver algumas problemáticas”, ressaltou.

A Seed passa a ser comandada pela professora Cristina Paim. A gestão dela vai ser reforçada com a psicopedagoga e mestre em Ciência da Educação, Graciela Ziebert, no cargo de secretária-adjunta de Gestão de Educação Básica.

Cristina Paim, disse que nesse primeiro momento vai dar seguimento aos trabalhos que estão em andamento. “Vamos dar continuidade às demandas e procurar a atender a todos da melhor forma possível, para que a educação avance ainda mais”, declarou.

O novo secretário de Infraestrutura do governo é o engenheiro civil roraimense Carlos Briglia. Ele ocupou o cargo entre 2009 e 2012. O ex-governador Flamarion Portela assume o posto de presidente do Iteraima.

O novo presidente da Cerr é Kleber Coutinho Josuá, que antes ocupara o posto de secretário de Fazenda. A Codesaima passa a ser presidida pela roraimense Jucilene Araujo Vieira, que ocupava o cargo de diretora comercial da Companhia.

REFORÇO NA BASE – Na solenidade de posse, a base aliada do governo também ganhou reforço com o Partido da República (PR). Um dos principais nomes da sigla partidária, o ex-deputado federal por cinco mandatos e ex-secretário do Ministério dos Transportes, Luciano Castro e o deputado federal Édio Lopes passam a compor o grupo de situação do governo.

“Viemos aqui para dizer que juntos podemos fazer mais. É muito fácil fazer oposição, mas e o povo, onde é que fica nessa história, que compromisso temos com essas pessoas? Estamos aqui para ter compromisso com a governabilidade. O governadora tem uma virtude: não é corrupta, é séria”, frisou Luciano Castro.

PERFIL DOS NOVOS SECRETÁRIOS

SEFAZ – SECRETARIA ESTADUAL DE FAZENDA

Antonio Leocádio Vasconcelos Filhos é cearense e chegou a Roraima em 1991, para assumir posto de secretário no governo de Ottomar de Sousa Pinto. Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, é Auditor Fiscal aposentado da Secretaria de Fazenda do Ceará. Foi por três vezes secretário estadual da Fazenda (Sefaz-RR) e secretário de Finanças do município de Boa Vista. Também foi secretário de Justiça e Cidadania, diretor presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito) e Controlador Geral do Sesc-RR (Serviço Social do Comércio). Foi também secretário de Saúde, de Educação e presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) e Superintendente Geral da Assembleia Legislativa de Roraima.

SEED – SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO

Teresa Cristina Nogueira Paim é natural de Pacajús-Ceará. Chegou a Roraima em 1972, onde trabalhou como professora da rede estadual de ensino, e também como gestora escolar. Foi nomeada para ser delegada do MEC (Ministério da Educação), o que hoje corresponde ao cargo de superintendente. Também exerceu cargo de secretária-adjunta da SEAM (Secretaria de Articulação Municipal) e diretora administrativa do Iacti (Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia da Inovação).

SECRETÁRIA-ADJUNTA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Graciela Ziebert é natural de Santa Helena, Paraná. Está em Roraima desde 1987. É psicopedagoga e mestre em Ciência da Educação. Foi secretária-adjunta da Educação em 2015 e agora retorna ao posto de secretária-adjunta de Gestão de Educação Básica.

SEINF – SECRETARIA ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA

Carlos Wagner Briglia Rocha é Engenheiro Civil, formado em 1977 pela Universidade Federal do Amazonas. Entre 1998 e 2014 foi servidor da Secretaria Estadual de Infraestrutura, onde desempenhou funções de diretor de Departamentos e secretário estadual (de 2009 a 2014). É casado e pai de cinco filhos.

ITERAIMA – INSTITUTO DE TERRAS E COLONIZAÇÃO DE RORAIMA

Flamarion Portela foi vereador em Boa Vista (1993-1995), deputado estadual (1995-1998) e vice-governador de Roraima (1999-2002). Flamarion assumiu o governo de Roraima em 2002, quando o então governador Neudo Ribeiro Campos renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado. Em 2002 foi reeleito governador de Roraima. Em 2007, foi deputado Estadual e seguiu com dois mandatos. Em 2015, no governo Suely Campos, foi nomeado secretário obras e em 2017 voltou à Assembleia Legislativa para assumir o lugar do deputado Chicão da Silveira.

CERR – COMPANHIA ENERGÉTICA DE RORAIMA

Kleber Coutinho Josuá foi secretário-adjunto da Fazenda e estava no posto de secretário estadual de Fazenda até o dia 29 de maio. Também foi presidente do Conselho de Administração da Companhia Energética de Roraima e agora vai ocupar o cargo de presidente da Companhia.

CODESAIMA – COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE RORAIMA

Jucilene Araujo Vieira é roraimense, bacharel em Direito e licenciada em História. Desde abril ocupa o cargo de diretora Comercial da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima). Trabalhou na Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Assembleia Legislativa de Roraima. Vai ocupar agora a presidência da Codesaima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Traduzir »