Centro de formação profissional forma turma de Bombeiro Civil e abre vagas para nova turma

Por Pablo Sérgio

No último final de semana o Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP WR3A) formou a primeira turma de Bombeiro Civil de Roraima seguindo a NBR (Norma Brasileira Regulamentadora) conforme exigências do Corpo de Bombeiros de Roraima (CBMRR) e já abriu vagas para uma nova turma de alunos.

A solenidade de formatura aconteceu na sede da Associação Desportiva do bairro Santa Luzia, na rua Francisco Sales Vieira e reuniu familiares e amigos dos cerca de 20 novos bombeiros civis de Roraima e seus instrutores.

De acordo com, Wellington Fernandes de Almeida, um dos responsáveis pelo Centro de Formação, a nova turma de alunos para o curso de Bombeiro Civil já está com as matriculas abertas e o início das aulas está programado para o dia seis de agosto. Ao todo serão 250 horas de curso mesclando teoria e prática, turma de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas.

“O investimento para a participação de um curso básico de bombeiro civil, incluindo despesas com fardamento e viagem e hospedagem na cidade de Manaus, estado do Amazonas, para participar da etapa final de formação, chega a um valor aproximado de R$ 1.500,00”, disse Wellington Fernandes.

Ele disse que a etapa final do curso é feita em Manaus porque Roraima ainda não dispõe de um espaço físico para alguns tipos de aulas práticas, sendo necessário o deslocamento para outra localidade.

“Mas em breve pretendemos efetivar parcerias que possibilitem a implantação de uma estrutura física de treinamento e contemple todas as demandas elementares do curso básico de Bombeiro Civil e também dos cursos avançados relativos à essa profissão. Contudo, enquanto isso não acontece vivenciamos está experiência única com nossos alunos e o resultado tem sido bastante positivo para quem participa”, disse satisfeito.

Para participar do curso é necessário ter idade mínima de 18 anos,   ter cursado ou estar cursando no mínimo o quinto ano do ensino fundamental e estar em boas condições físicas.

Em Roraima, ao todo existem cerca de 800 bombeiros civis, mas credenciados de acordo com as normas estabelecidas junto ao Corpo de Bombeiros, são apenas 100.

Os bombeiros civis que ainda não estão credenciados no Corpo de Bombeiros necessitam fazer um novo curso de nivelamento para que possam obter o registro e assim poder exercer a profissão.

O piso nacional definido Federação Nacional dos Bombeiros Civis (FENABCI) é de 1.496,00 + 30% de gratificação com jornada de trabalho de 12×36, mas cada estado tem autonomia para definir seu piso salarial, entretanto, em Roraima ainda não existe uma definição sobre o assunto e cada empregador paga de acordo com suas conveniências.

Além de ofertar cursos para a formação de Bombeiro Civil, realiza cursos de primeiros-socorros; resgate em altura; resgate em espaço confinado; resgate em ambiente de selva; resgate em área de difícil acesso, além de vários outros temas nas áreas da educação, saúde e segurança do trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Traduzir »