Delegados do PT decidem apoiar a reeleição de Suely Campos (PP) ao Governo e de Ângela Portela (PDT) para o Senado

Por Pablo Sérgio

A ampla maioria dos delegados participantes do Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores de Roraima (PT-RR), ocorrido hoje pela manhã, deliberou pelo apoio as reeleições de Suely Campos (PP) e de Ângela Portela (PDT) para o Governo e Senado, respectivamente.

A decisão dos petistas contraria uma resolução aprovada na semana passada pela Comissão Executiva Nacional do PT que determinava que o diretório estadual apoiasse a candidatura do senador Telmário Mota (PTB) ao Governo de Roraima.

Entretanto, no decorrer do encontro, os delegados questionaram a forma como foi definida a resolução, sem qualquer discussão com o PT local. Além disso, a maioria dos delegados afirmou não confiar no senador Telmário Mota que havia assumido perante a direção nacional do PT de que daria palanque para a candidatura à presidência da República do PT, no caso, para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Contudo, para os petistas locais esse compromisso firmado por Telmário não tem valor, pois o mesmo fazia juras de amor ao PT durante o processo de impedimento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e quando da votação pelo afastamento definitivo de Dilma, Telmário votou a favor do afastamento da ex-presidente petista em troca de cargos no governo Temer.

“Quem conhece Telmário Mota sabe que ele tem um histórico político de traição e com certeza não será desta vez que irá cumprir acordos políticos, principalmente feitos em Brasília sem qualquer participação dos petistas locais. O que ele quer mesmo é usar o tempo de televisão do PT para fazer sua campanha eleitoral e para piorar, cerca de 80% das lideranças ligadas a ele fazem campanha para o presidenciável Bolsonaro e fazem campanha de ódio contra Lula e contra o PT”, afirmou um dos delegados presente ao encontro.

Por sua vez, o argumento usado pelos petistas para apoiar Suely Campos foi a de que o PT já apoia a governadora desde o início de seu mandato; que Suely Campos procurou ajudar Dilma Rousseff durante o processo de impedimento da ex-presidente; que assumiu o compromisso de abrir seu palanque para a candidatura do ex-presidente Lula, que é a prioridade do PT Nacional.

AVALIAÇÃO

Na avaliação do presidente estadual do PT de Roraima, deputado Evangelista Siqueira, o encontro estadual transcorreu num clima de harmonia e respeito ao contraditório e todas as correntes políticas internas do PT tiveram a oportunidade de colocar suas posições e ocorrida a votação, a decisão da maioria será respeitada.

Ele reafirmou que a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República é a principal prioridade do PT de Roraima, tendo como outra meta trabalhar para a eleição de um deputado federal e garantir a permanência de um deputado estadual do PT na ALE.

“Nós do PT de Roraima temos bem claro quais são nossas metas em nível nacional e local e como sempre, vamos nos empenhar para atingi-las, colocando nossa militância nas ruas e fazendo o contraponto, apresentando nosso projeto político e mostrando o que já realizamos de bom para o Brasil e para Roraima”, fez questão de explicar afirmando que a decisão do encontro ainda será homologada pelo diretório estadual durante a convenção agendada para acontecer no dia cinco de agosto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir »