Na direção do sucesso, com ajuda do Senac

 Por Nayra Wladimila  Comunicação Senac RR

Marcos Brito dirigiu sozinho até o Brasil para fugir da fome. Conheceu amigos e o curso de “Jardineiro” do Senac. Hoje ele se prepara para abrir sua empresa de jardinagem e paisagismo no Rio Grande do Sul, onde mora com a sua família.

O código “DDD” de Marcos Antonio Brito, 40, é do Rio Grande do Sul. Ele mora com a esposa e os dois filhos e se prepara para abrir sua empresa de jardinagem e paisagismo. Seu amigo e sócio lhe convidou a viver na região quando ele ainda estava em Boa Vista-RR, cidade que também lhe apresentou amigos, o curso e o emprego como jardineiro no Senac: todos importantes no seu recomeço de vida.

Natural da cidade de Barcelona, no Estado de Anzoategui na Venezuela, ele era motorista de ônibus profissional dentro do país e também taxista em carro próprio, transportando pessoas até as cidades de Pacaraima e Mucajaí, dentro de Roraima. Com o agravamento da crise, ele vendeu seu carro e comprou outro mais barato, e também trabalhou vendendo água e refrigerante nas filas de conterrâneos que esperavam para comprar comida dos mercados.

Simultaneamente, ele cursava a faculdade de “Engenharia Civil”. Mas a faculdade fechou por falta de recursos, as empresas encerraram suas atividades e a quantidade de pessoas nas ruas ficou escassa. “Nada mais dava certo. Ficamos muito magros, choramos, e falei para minha mulher que iria deixá-los em casa e procurar dinheiro em outro país para então deposita-lo na nossa conta do banco. Ela até pensou que eu estava deixando ela para sempre”, lembrou.

Com depressão e cuidando do filho especial, sua vida mudou depois que uma amiga lhe indicou o Senac

Em outubro de 2016 Marcos chegou em Pacaraima, mas os bicos como carregador só eram suficientes para pagar as próprias refeições. Conheceu uma brasileira que lhe convidou a limpar cadeiras na sua empresa de festas em Boa Vista. Arriscou, e aqui também trabalhou em uma roçadeira e me limpeza de quintais, além de ter pedido dinheiro emprestado para um amigo nos Estados Unidos. Alugou um apartamento e frequentou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Lá conheceu Eliezer Castro, instrutor dos cursos de Bartender e Mâitre do Senac Roraima.

Eliezer lhe ajudou a trazer sua família da Venezuela, a procurar empregos e foi quem lhe avisou do curso de “Jardineiro” que estava com matrículas abertas no Programa Senac de Gratuidade. Como não tinha como comprovar sua escolaridade ao procurar emprego, Marcos fez o Ensino Médio em uma escola brasileira, o que também lhe permitiu se inscrever no curso do Senac.

Ele arriscou estudar fora, trabalhou no Senac e hoje é empresário

“O curso foi excelente: aprendi a cuidar de plantas, a empreender, a fazer orçamento, pergolado e paisagismo”. Dois dias depois de terminar o estudo ele foi chamado para uma entrevista de emprego como jardineiro no Senac, para o qual foi contratado. Poucos meses depois, pediu para sair, mas por uma boa causa: um amigo também da Igreja é empresário e lhe convidou a montar um negócio no ramo da jardinagem, em uma cidade do Rio Grande do Sul com muita demanda para o setor.

“Ele ficou feliz ao ver o meu conhecimento obtido no curso e me perguntou se eu aceitaria fazer a sociedade com ele”, disse. Enquanto trabalha como motorista de Uber para levantar capital, os dois estão fazendo a pesquisa de mercado e ganhando a confiança do público – atitudes que ele aprendeu com o Senac.

“Ainda nas duas primeiras semanas de aula ficou no meu coração a dica de que podemos empreender, mas no momento certo. Este curso foi o melhor que fiz em Roraima, pois me proporcionou um emprego, o que me fez chorar de emoção e melhorou minha vida. Sou muito grato a cada pessoa que estendeu a mão para me ajudar, pois graças a elas e a Deus estou aqui hoje e estou tendo sucesso”, agradeceu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir »