GESTÃO DE BACIAS Encerra hoje o 2º Seminário “Gestão de Bacias Hidrográficas”

Por ROSI MARTINS Foto: Divulgação

Desde o dia 28 até hoje, 30, de novembro, acontece o 2º Seminário “Gestão de Bacias Hidrográficas” no auditório do Pronat na UFRR (Universidade Federal de Roraima). O evento é uma parceria entre a Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), UFRR, MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima) e a ANA (Agência Nacional das Águas).

Na segunda edição, o seminário já apresenta este ano, o resultado da primeira, que é o mestrado em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos, na UFRR. O mestrado é voltado para profissionais que atuam na área, com o intuito de aprimorar a qualificação dessas pessoas para que possam trabalhar na gestão das águas do País. Em Roraima, o mestrado abriu com vagas para 28 pessoas.

Analista ambiental da Femarh, Flávia Furtado Alves, destacou que para o evento deste ano o foco é fazer um levantamento de como os Estados que estão mais avançados na gestão de recursos hídricos estão trabalhando para aplicar esses conhecimentos em Roraima.

“Nesse evento focamos em trazer experiências de outros Estados, pois estamos iniciando esse processo de gestão. Então vamos estudar os locais que já estão mais avançados para ver como Roraima pode aproveitar em termos do que tá sendo feito e dando certo”, explicou.

Sobre a criação de um comitê de gestão de bacias hidrográficas em Roraima, o diretor de Recursos Hídricos da Femarh, José Castro Neto, informou que o projeto está em fase de estudo e o órgão ambiental está procurando a melhor forma de desenvolvê-lo.

“É importante discutir com a população quais são as melhores formas de utilização dos recursos hídricos de uma bacia em termos de autorização de uso da água e de balanço hídricos para que se mantenha os níveis de oferta de água nos períodos adequados para que não venha faltar. Estamos iniciando o projeto um comitê piloto no igarapé do Carrapato que fica na bacia do Cauamé, onde concentra uma grande quantidade de produtores”, ponderou

 

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (30/11)

9h às 10h30 – Sessão de pôsteres

Bloco Hydros

10h30 – Coffee Break

11:00 – Palestra de encerramento

Tema: Desafios da aplicação dos instrumentos da política de recursos hídricos na Amazônia

Prof. Dr. Carlossandro Carvalho de Albuquerque (UEA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir »