Agricultores Familiares de Caroebe elegem nova direção sindical

Por: Pablo SéRGio

Os participantes do VI Congresso do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Munícipio de Caroebe (Roraima), realizado neste sábado, 13, elegeram a nova direção da entidade sindical para um mandato de quatro anos. Cristiana Paiva Gomes, que é secretária nacional da juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi reeleita presidente do sindicato de Caroebe.

Cristiana Paiva, eleita em chapa única, ressaltou a importância da participação dos integrantes do sindicato no fortalecimento da entidade sindical, principalmente neste período em que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras estão em perigo.

“Estamos vivendo um momento de retrocesso e de luta intensa em defesa de nossos direitos. Por isso, precisamos preservar nossa unidade e trabalhar para garantir a preservação dos direitos que temos que –  por sua vez – são frutos de lutas intensas e históricas por parte de nossas entidades sindicais e não podemos deixar que esses direitos sejam retirados ou reduzidos”, ressaltou a líder sindical.

Cristiana Paiva Gomes, reeleita presidente

Durante o evento foi realizada uma análise de conjuntura participativa com reflexões voltadas para a tentativa de retirada dos direitos dos trabalhadores rurais e urbanos, bem como as consequências da Reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional para atender ao mercado financeiro e penalizando os trabalhadores e trabalhadoras, inclusive, e principalmente as mulheres e os agricultores familiares.

Diante da reflexão feita, ficou evidente que a única forma de barrar a Reforma da Previdência será a mobilização e a unidade dos trabalhadores, para preservar o sistema previdenciário coletivo e solidário, impedindo a implantação de um sistema individualizado e inviável para a aposentadoria dos trabalhadores, que vai penalizar as camadas mais pobres da sociedade.

Também foi aberto espaço para o compartilhamento das experiências dos representantes da Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos-Coopercinco, de Boa Vista, e de representantes de associações do próprio município, que culminou na efetivação de uma parceria visando fortalecer a produção e comercialização dos produtos dos agricultores sindicalizados.

Também estiveram presentes ao evento do sindicato dos agricultores e agricultoras de Caroebe, a diretora administrativa e financeira da Central Única dos Trabalhadores de Roraima (CUT/RR) que também compôs a comissão eleitoral, Antônia Matias; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, e os diretores geral e jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter), Flávio Bezerra da Silva e Jefferson Dantas, respectivamente e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João da Baliza, Dediel Mariano de Moura.

Por fim, falando em nome da CUT/RR, Antônia Matias, elogiou a organização do evento e reafirmou o apoio incondicional da CUT nas lutas em defesa dos agricultores familiares e na formação da política sindical visando o fortalecimento do sindicato.

“É muito bom ver que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ao longo da história, os integrantes do sindicado dos agricultores e agricultoras familiares do Caroebe  continuam firmes e fortes na luta por seus direitos e buscando mecanismos para dinamizar a produção e a comercialização de seus produtos na perspectiva de buscar melhorar a qualidade de vida de todos da região. E acredito que a diretoria eleita na data de hoje vai dar continuidade ao trabalho realizado e fortalecer ainda mais as conquistas já existentes”, afirmou Antônia Matias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir »