Sampaio destacou realização do I Seminário Internacional de Polícia Comunitária em Área de Fronteira

Fazendo uma avaliação sobre a realização do I Seminário Internacional de Polícia Comunitária em Área de Fronteira realizado nos dias 21 e 22 de agosto, na Academia de Polícia Militar Integrada Coronel Santiago, o deputado estadual Soldado Sampaio disse que o evento foi um dos principais acontecimentos realizados nos últimos tempos para debater o tema da Segurança Pública em Roraima.
O evento teve como eixo central o alinhamento com a nova Lei 13.675/2018-SUSP e a Diretriz Nacional de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e a finalidade de compartilhar as ações e difundir a Filosofia de Polícia Comunitária em área de fronteira, como estratégia de fortalecimento da participação social, sensibilizando a população quanto a sua responsabilidade na segurança pública, como como o despertar nos profissionais de segurança pública sobre seu real papel de agente transformador da sociedade.
De acordo com o parlamentar, a realização do Seminário sobre Polícia Comunitária em caráter internacional e com foco na região fronteiriça foi muito oportuna tendo em vista o fluxo imigratório que tem quebrado com a rotina dos roraimenses e em que uma das consequências disso tem sido a violência urbana e o aumento da criminalidade.
“É evidente que a Segurança Pública é responsabilidade do poder público, mas experiências nos mostram que quando há uma integração das forças policiais com a sociedade envolvente, os resultados positivos no combate e na redução da criminalidade são substanciais, por isso o seminário realizado recentemente foi um importante passo para fortalecer a segurança pública em nosso estado”, disse Soldado Sampaio.
Segundo ele, a decisão de realizar o evento foi muito acertada diante da atual realidade em que o estado de Roraima vivência e que acredita que os resultados práticos dos debates realizados serão percebidos num curto espaço de tempo por parte da população e dos próprios agentes de segurança à serviço da coletividade.
“Aproveito a oportunidade para parabenizar os idealizadores e organizadores do seminário pela importante contribuição dada sob o aspecto da reflexão, do estudo, do debate e das estratégias que deverão nortear a polícia comunitária em área de fronteira em nosso estado. Passo muito importante para fortalecer os vínculos entre Poder Público e Sociedade na manutenção da Segurança Pública para a nossa população”, ressaltou o parlamentar.
O I Seminário Internacional de Polícia Comunitária em Área de Fronteira foi uma realização do Governo do Estado, através da Polícia Militar de Roraima em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir »