Rodovia Estadual Pedro Costa

Quem foi Pedro Costa?

Conforme divulgado anteriormente pelo portal Sakso, sem fronteiras, desde o dia 17 de janeiro de 2018 a rodovia estadual que dá acesso à sede do município de Alto Alegre, saindo de Boa Vista, a antiga RR205 foi denominada de Rodovia Estadual Pedro Costa, através da Lei Estadual 1.230.

Projeto de Lei apresentado pela deputada estadual Aurelina Medeiros (PTN), aprovado por unanimidade dos deputados estaduais e sancionado pela governadora Suely Campos (PP).

Pedro Costa nasceu em sete de julho de 1937, em Carambola, município de Vitorino Freire, no estado do Maranhão. Antes dos 20 anos ficou viúvo da primeira esposa que lhe deixou uma filha.

Passado algum tempo e já casado com aquela que seria sua companheira de jornada até os últimos dias de sua existência terrena – por mais de meio século – Rosimar Viana, Pedro chegou para morar em Roraima no final dos anos de 1960.

Chegou em Roraima acompanhado de um grupo de maranhenses, – incluindo muitos parentes – que saíram do estado de origem em busca de melhores condições de vida, Pedro Costa instalou-se na chamada Mata Geral, uma área atrás de uma fazenda pertencente ao senhor João Sinésio.  

O local que era chamado de Mata Geral foi batizado pelos novos moradores de Alto Alegre, o que posteriormente foi o nome dado ao município quando da emancipação em 1982.

Com a esposa Rosimar, Pedro Costa teve cinco filhos, Francisco Moura Viana, pedagogo, seis filhos e cinco netos; Maria Rejane Moura Costa. Pedagoga, bacharel em Direito, três filhos uma neta; Rosangela da Silva Viana, mestre em educação, pedagoga uma filha; José de Arimateia da Silva Viana (Teca), três filhos, economista e Gerson Luís da Silva Viana,  odontólogo e um filho.

Pedro Costa é considerado por muitos o fundador do município de Alto Alegre por ter sido um dos pioneiros que mais se destacou no decorrer da curta história, tendo sido nomeado administrador da vila de Alto Alegre, prefeito nomeado e vereador do município.

Mas independente dos cargos políticos que exerceu, a residência de dona Rosimar e Pedro Costa sempre esteve aberta para acolher políticos de qualquer agremiação partidária e para dar apoio estrutural para pessoas individuais e famílias inteiras que chegavam na localidade para fixar residência ou em busca de trabalho.

Em 2012, já com sintomas fortes de  Alzheimer, Pedro Costa teve o orgulho de ver um dos seus filhos ser eleito prefeito do município que ajudou a criar e do qual também havia sido prefeito. José de Arimateria da Silva Viana foi eleito com o segundo maior percentual proporcional do Brasil no ano de 2012.

Já em 12 de novembro de 2015, bastante debilitado e após algumas cirurgias o eterno líder do povo alto-alegrense faleceu deixando inúmeras famílias enlutadas, mas com a certeza de que a melhor parte da vida de Pedro Costa foi dedicada totalmente ao município de Alto Alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *