Carnaval 2018 Foliões vão contar com vários serviços e ações na Praça Fábio Marques Paracat

O carnaval de Boa Vista, organizado pela prefeitura, começou nesta sexta-feira, 9, na Praça Fábio Marques Paracat. São esperadas aproximadamente 125 mil pessoas nas cinco noites de folia. Além do desfile dos blocos na avenida Ene Garcez e atrações musicais, os foliões também vão contar com diversos serviços durante o Carnaval 2018.

“Vamos oferecer um grande leque de serviços, com toda a preocupação de segurança, fiscalização, organização dos ambulantes, comercialização de alimentos, artesanato. Tudo para que a comunidade aproveite a festa com toda comodidade e tranquilidade possíveis”, disse Enos Almeida, superintende de Cultura da Fetec.

Entre os serviços oferecidos no carnaval, estão: o Cantinho da Amamentação, espaço lúdico, orientação para o trânsito, Central do Carnaval, Praça de Alimentação e distribuição de preservativos.

Cantinho da Amamentação: As mamães que querem curtir o carnaval com os filhos pequenos vão ter um espaço tranquilo para descansar e amamentar as crianças. O programa Família que Acolhe vai levar para a avenida o Cantinho da Amamentação, tradicional nos eventos da Prefeitura de Boa Vista.  O espaço vai ter fraldário, cantinho da leitura, mesa para pintura e poltronas e sofás paras as mães amamentarem seus filhos de forma confortável. O Cantinho da Amamentação vai funcionar das 18h30 às 23h, durante as cinco noites de folia.

Combate ao trabalho infantil: A Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) também estará com serviços na Praça Fábio Marques Paracat. Durante as cinco noites, as equipes farão rondas para combater o trabalho infantil. Os profissionais da Semges irão desenvolver abordagens sociais e ações preventivas no acolhimento às famílias e no acompanhamento de integrantes de programas sociais que participarão do carnaval. A secretaria também terá um espaço na praça onde serão ofertadas atividades lúdicas para as crianças.

Segurança e trânsito: A segurança é prioridade no carnaval. A fiscalização nas ruas e avenidas será intensa durante os cinco dias. A Guarda Civil Municipal e a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) vão atuar não apenas ao longo da Praça Fábio Marques, mas em toda a cidade. Aproximadamente 80 guardas civis estarão de serviço por noite.

Cerca de 30 agentes da Smtran e o Grupo Tático de Trânsito (GTT) vão orientar fiscalizar os condutores com foco no combate ao excesso de velocidade e a motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também devem reforçar o apoio à segurança e emergência no local.

Saúde: Durante todos os dias de folia na Praça Fábio Marques Paracat, os profissionais da saúde municipal vão entregar preservativos e material educativo. A meta é entregar cerca de 60 mil preservativos, entre masculinos e femininos.

Central do Carnaval: No local os blocos de carnaval que desfilarão na avenida têm um espaço garantido para a comercialização de abadás.A Central funcionará até o dia 13, sempre a partir das 19h. Uma atração musical se apresentará por noite.  O local conta ainda com uma praça de alimentação, com dois Food Trucks e dois bares.

Praça de Alimentação e venda de artesanato: Os foliões vão poder repor as energias no espaço dedicado à gastronomia durante o carnaval. A Praça de Alimentação contará com várias barracas que comercializarão desde churrasquinhos, caldos a bebidas. Outro espaço da Praça Fábio Marques Paracat será destinado à venda de artesanato e artigos de carnaval.

Servidor de Valor: Os servidores da Prefeitura de Boa Vista também contarão com um espaço reservado na Praça Fábio Marques Paracat. A tenda do Servidor de Valor funcionará todos os dias de folia, oferecendo vários serviços aos servidores que estarão a trabalho ou apenas curtindo o carnaval. Nesta sexta-feira, 9, primeira noite, a tenda funcionará a partir das 17h.

No local será feita a customização de abadás do Bloco Servidor de Valor, maquiagem, adereços, sorteio de copos e alimentação. Dos dias 10 a 13, a tenda abrirá a partir das 18h, os servidores poderão participar de bingos, jogos e contar com maquiagem, espaço para carregar celular e poderão fazer o cadastro do Avancard.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *