CRIANÇAS NA FOLIA Polícia Civil divulga campanha com dicas de segurança

“Brincando de Olhos Abertos”

uma campanha do NPCA da Polícia Civil de Roraima

Por ETIENE TRAVASSOS

Cores, confetes e muita diversão fazem a festa da garotada no carnaval. E para que toda família continue alegre, o NPCA (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente), da Polícia Civil de Roraima, lançou a campanha: “Brincando de Olhos Abertos”, para alertar aos pais e responsáveis por menores sobre alguns cuidados básicos que devem ser levados a sério nos dias de folia.

Lugares e oportunidades para brincar neste carnaval não vão faltar. Porém, algumas precauções devem ser tomadas, para que a diversão não se torne um grande problema. A intenção é deixar a criançada feliz e longe da violência.

Os pais e responsáveis devem prestar atenção nas dicas de como brincar com as crianças e adolescentes de olhos abertos e com segurança.

1 – Providencie alguma identificação para a criança

Não deixe seu filho (a) ir para festas ou avenidas sem identificação, por mais que ele esteja acompanhado de um adulto conhecido. É importante a identificação em forma de pulseira ou crachá com nome do pai ou responsável e número de telefone.

2 – Não deixe seu (sua) filho(a) ir com desconhecidos

Converse com seu (sua) filho(a) para que ele não vá com estranhos em nenhuma circunstância, ou sob qualquer pretexto. Oriente-o a evitar conversas com estranhos e não se afastar das pessoas conhecidas.

3- Cuidado com os exageros

Evite mantê-las em ambientes com som muito alto por muito tempo, o recomendável é no mínimo 15 metros de distância das caixas de som. Respeite o limite dos pequenos e não fique por horas seguidas em locais de sons estridentes demais, o que pode prejudicar a audição da criança.

4 – Manter a criança hidratada é muito importante

Assim como os adultos, as crianças e adolescentes não podem ficar sem tomar água por muito tempo. Principalmente se estiverem caminhando e dançando em um clima quente.

5 – Evite aglomerações

É recomendado evitar locais muito cheios. O que pode dificultar em caso de fuga da criança ou mesmo para evitar possíveis contágios com doenças virais.

6 – Cuidado com o sol

Antes de sair de casa, passe protetor solar em todas as partes do corpo que ficarão expostas ao sol por muito tempo. Faça isso a cada duas horas.

 7 – Veja se o local é seguro

Verifique a segurança do ambiente. Se a estrutura está bem montada, segura, procure saber se existe alvará ou autorização para realização do evento. Informe-se sobre a presença de agentes de segurança por perto do local.

8 – Diversão de criança é onde tem crianças

É importante que os pais saibam que o aconselhável é levar os filhos menores aos locais adequados a idade deles. Se for levar a criança para brincar em um bloco, que seja um bloco voltado para o público infantil.

9 – Estabeleça pontos de encontros

Crianças e adolescentes podem se perder. Converse com seus filhos pequenos sobre pontos de encontros no caso de por alguma eventualidade, eles se afastarem.

10 – É proibido o uso de bebidas alcoólicas por menores

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – o fornecimento, a venda ou a entrega de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes é crime e a pena é de dois a quatro anos de reclusão. Lembrando que são consideradas crianças quem possui até 12 anos incompletos e adolescentes aqueles com idade entre 12 e 17 anos.

11 – Algo deu errado?

Procure imediatamente a delegacia mais próxima do local onde estiver. Caso você veja uma violação de direitos de qualquer tipo contra crianças, seja violência sexual ou trabalho infantil, entre em contato, ligando para os telefones de emergência da polícia: 197, 190, ou para as Centrais de denúncias nacionais 100 e 180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *