SAÚDE Governo faz remoção de paciente acidentado no Baixo Rio Branco

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), realizou na manhã deste sábado, 10, a remoção de um morador da Vila Santa Maria do Boiaçu, região do Baixo Rio Branco, de onde o transporte e a remoção dos pacientes são realizados somente por via aérea ou fluvial.

O caso do paciente, que caiu de uma árvore, demandava deslocamento rápido. Atendendo ao pedido feito pela unidade de saúde da Vila, o Governo do Estado providenciou uma aeronave com equipe multiprofissional para ir ao local e fazer a remoção.

Com a chegada da equipe, o jovem de 23 anos, que sofreu uma queda de uma árvore de aproximadamente 4,5 metros, foi atendido imediatamente pelos socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel Urbano) estadual, após os primeiros procedimentos realizados pelo médico local.

A equipe do Samu notou que o paciente estava com a perna direita inferior imobilizada e apresentava sinais de uma provável fratura na região da tíbia e fíbula. Segundo o socorrista Nilton Souza, apesar das dores, ele se mostrou muito tranquilo com os procedimentos básicos aplicados pela equipe.

“Fizemos nova mobilização do membro Inferior. Além disso, foi realizada a perfusão periférica a 1,5 segundos de enchimento capilar. Seus sinais vitais foram checados, para que fosse evidenciado o funcionamento e as alterações da função corporal”, disse Nilton Souza.

O pai do paciente, Ademir Azevedo, acompanhou o trabalho de remoção do filho até Boa Vista e agradeceu o empenho do governo estadual para atender às pessoas que necessitam desse tipo de apoio. “Agradeço ao governo pelo apoio prestado nessa hora. Isso é muito importante. Quero deixar claro que, sem essa ajuda, meu filho não teria como chegar à cidade para receber tratamento”, enfatizou.

Ao pousar no Hangar, outra equipe aguardava o paciente que, de imediato, foi levado ao HGR (Hospital Geral de Roraima), onde receberá tratamento e ficará em observação no Trauma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *