Diocese de Roraima celebra o início da quaresma com a abertura da Campanha da Fraternidade sobre superação da violência

A situação dramática dos venezuelanos no estado de Roraima será um dos pontos centrais de reflexão da CF/2018 na Diocese de Roraima

A Campanha da Fraternidade 2018 (CF/2018) – cujo tema é “Fraternidade e superação da violência”, com o lema “Vós sois todos irmãos”, extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus – será iniciada hoje a noite em todas as paróquias e áreas missionárias da Diocese de Roraima, com a celebração de Cinzas.

Sendo que a celebração central será realizada na Catedral Cristo Redentor, no centro de Boa Vista, com celebração de Cinzas às 19 horas e 30 minutos, presidida pelo bispo diocesano, Dom Mário. Na Área Missionária São Raimundo Nonato serão duas celebrações, também às 19h30, nas comunidades São Raimundo Nonato e Santa Maria Madalena. Já na paróquia de São Francisco, a celebração de abertura será às 19 horas e 30 minutos.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e naquele período foi possível mapear diversas formas de violência.

Em Roraima, segundo a irmã Telma Lage, Missionária de Nossa Senhora das Dores – que coordena o Centro de Migrações e Direitos Humanos da Diocese de Roraima (CMDH) e integra a equipe de formação da CF na Diocese – a violência contra os imigrantes estará nas reflexões centrais de todas as celebrações e ações da Campanha da Fraternidade 2018.

“É indiscutível que a problemática que envolve hoje nossos irmãos imigrantes, principalmente os venezuelanos, estará num lugar de destaque durante todas as reflexões da Campanha da fraternidade, principalmente na cidade de Boa Vista e Pacaraima, onde a situação é mais grave”, disse a missionária.

Ela disse que como gesto concreto da campanha da fraternidade, cada paróquia e área missionária tem sido convidada a responder aos clamores propostos pela CF dentre de suas realidades.

“Por exemplo, as comunidades da paróquia da Consolata, ao realizar o estudo da CF, decidiram abraçar o jantar que é oferecido aos imigrantes, através de contribuição de gêneros alimentícios e também ajudando na mão de obra, numa ação concreta aos irmãos marginalizados e que diariamente sofrem com a violência da fome e do desemprego”, declarou.

Irmã Telma disse ainda que nos próximos dias, quinta e sexta-feira, o estudo da CF-2018 será na comunidade Aparecida, que integra a paróquia São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *