Prefeitura promove ações de combate ao sarampo na capital

No próximo sábadorá realizada vacinação na praça Simon Bolívar

Diante do caso de sarampo confirmado na capital a prefeitura tem traçado estratégias para o enfretamento e combate do sarampo em Boa Vista. No próximo sábado, 17, durante todo o dia a prefeitura realizará vacinação contra o sarampo e aplicação de vitamina A, na Praça Simon Bolívar. O foco da ação é imunizar a população venezuelana.

De acordo com a superintendente de vigilância em saúde de Boa Vista, Francinete Rodrigues, a prefeitura já tem desenvolvido diversas ações preventivas para evitar a proliferação da doença. Até o momento, a prefeitura já imunizou 250 venezuelanos desde a confirmação do caso de sarampo, importado da Venezuela.

“Já iniciamos o bloqueio vacinal em duas praças onde estão acampados os venezuelanos. Já estamos realizando visita técnica nos abrigos e praças para fazer o levantamento de casos suspeitos e verificar a situação vacinal dessas pessoas. O nosso planejamento já está fechado. É importante que todos verifiquem o seu cartão de vacina e recebam as doses necessárias”.

A superintendente explicou também que além da vacinação em pontos estratégicos, a prefeitura também está reforçando a quantidade de doses da vacina nas unidades básicas de saúde, suficiente para atender a toda a população, tanto brasileiros quantos estrangeiros.

“Não há necessidade de pânico, temos doses de vacina suficientes e as nossas unidades básicas de saúde funcionam com as salas normalmente, além daquelas com horários estendidos até meia-noite”.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa e pode ser prevenido através das vacinas Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), disponíveis nas unidades básicas de saúde o ano inteiro.

A prefeitura orienta a população sobre a importância de manter a carteira de vacina em dia. “Orientamos que as pessoas verifiquem a caderneta de vacinação e se não tiverem duas doses de vacina tríplice viral, procurem uma unidade de saúde”, destaca Francinete.

Casos  Em 2015 foi confirmado um caso de sarampo importado de Fortaleza – CE. Ano passado foram registrados dois casos suspeitos, mas não foram confirmados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *