CCTI Crianças iniciam as aulas do curso de robótica

Foto: Fernando Teixeira 

O ano começou para a criançada que pretende aprender robótica. Iniciaram as aulas do Projeto de Robótica desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI). Para o primeiro módulo do curso se inscreveram cerca de 150 crianças e foram abertas 12 turmas em dias e horários alternados no Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação (CCTI ).

O curso atende crianças de 8 a 12 anos e foi criado para inserir os alunos no mundo da ciência, tecnologia e inovação. Desenvolvendo assim o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a cooperação entre outras aptidões.

Para esse ano o Projeto de Robótica que é uma das iniciativas pioneiras no Estado, implantado desde 2016, veio com mudanças. Agora o curso foi dividido em três módulos, cada módulo tem o prazo de dois meses de duração, essa mudança tem como objetivo fortalecer nossos alunos em competições dentro e fora do município.

No decorrer dos seis meses de curso os alunos participam de várias atividades, sendo capacitados com aulas de iniciação tecnológica, programação, montagem e desmontagem dos robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia Mindstorms.

Os alunos inscritos no primeiro módulo aprendem o inicio da robótica, conceito básico até a montagem dos protótipos. No módulo II, os alunos aprendem especificamente a parte de programação dos robôs e o terceiro e último módulo é voltado para preparação do aluno para o Torneio Municipal de Robótica, onde ele vai aprender sobre as regras do torneio, treinar para resolver os desafios proposto utilizando os robôs.

O aluno Cauê dos Santos Silva, nove anos, está fazendo robótica pela primeira vez, segundo ele depois de começar o curso começou a pesquisar sobre robótica na internet em casa. “O curso é bem interessante, estamos aprendendo as leis da robótica e os tipos de robôs, mas já estou ansioso para montar um robô”, concluiu.

Para o secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Arthur Henrique Brandão Machado, a vantagem de dividir o curso em módulos é que o aluno só passa para o módulo seguinte se tiver se desenvolvido no primeiro módulo. “Queremos que nossos alunos entendam que cada módulo é importante, é preciso dedicação, estudo e disciplina para chegar à parte mais divertida, que para eles é o torneio”, enfatizou o secretário.

Equipe Elite – além das novas turmas, também iniciou a aula da equipe Elite, essa turma foi criada com os alunos que se destacaram no torneio de robótica de 2016 e 2017, que passaram no processo seletivo. A equipe elite de Robótica é constituida por 30 alunos, que serão preparados para representar a Prefeitura de Boa Vista em competições de nível nacional e regional.

Em 2017 os alunos que receberam a preparação específica participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica em Curitiba e, posteriormente, da competição regional da Lego (FLL), em Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *