Conheça a história de um negócio inovador que surgiu na fila de um processo seletivo

Por Pablo  Sérgio

É um negócio simples que desperta a atenção das pessoas por ser uma novidade em Boa Vista.

Desde o final do ano passado os usuários do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Roraima (Detran-RR) dispõem de serviços de xerox, impressão, consulta ao CPF e ao CNPJ, marcação de vistoria, marcação de biometria, entre outros serviços fornecidos por despachantes ou outros tipos de escritórios, sem a necessidade de se deslocarem para outros locais.

Com um pequeno escritório portátil de estrutura metálica, o jovem empreendedor, Ivan Brasil de Souza, de 35 anos, amazonense, morando há cinco anos em Roraima, desde o final do ano passado vem oferecendo esse serviço diferenciado na porta de entrada principal do Detran Roraima.

A iniciativa tem chamado a atenção dos usuários pela praticidade do serviço e pela inovação, já que o pequeno escritório portátil facilita a vida de muitos usuários e é bastante prático.

A estrutura montada por Ivan de Souza é composta de um pequeno veículo, com uma bateria adaptada para o uso de uma impressora multifuncional e um computador portátil,  que são a base dos serviços oferecidos e que pode ser utilizado em qualquer ponto da cidade. Para o acesso da internet, o empreendedor usa o sinal do celular para fazer as pesquisas necessárias e cadastros via computador móvel.

Ivan possui o ensino médio e é vigilante de profissão, casado, pai de três filhos, já trabalhou como operador de empilhadeira e auxiliar de produção. Ele recorda que há cinco anos veio passar apenas um final de semana em Boa Vista e ao chegar a capital roraimense se apaixonou e aqui decidiu morar.

“Eu vim para passar apenas um final de semana, mas me apaixonei por Roraima. Retornando para Manaus, juntei meus pertences e na outra semana já estava vindo morar em definitivo aqui”, disse.

Ivan recorda que logo que chegou a Roraima passou um tempo vendendo fitinhas para cabelo, para poder sobreviver. Pesquisou na internet e descobriu que poderia confeccionar as fitas e ele mesmo vendia nas ruas e repartições públicas.

“Acredito que quando se tem coragem para trabalhar e não temos medo de arriscar, existem muitas maneiras para ganhar dinheiro honestamente. O Importante é ter coragem de trabalhar e arriscar e isso eu sempre tive”, explicou o jovem empreendedor.

Falando sobre a ideia de montar um escritório portátil, Ivan de Souza disse que no início do ano passado – quando estava na fila para fazer uma inscrição em um processo seletivo da prefeitura de Boa Vista – percebeu a dificuldade das pessoas em conseguir providenciar as cópias da documentação necessária para fazer as inscrições.

“Naquele momento fiquei observando, vendo centenas de pessoas precisando tirar cópias e baixar certidões via internet e sem muita opção nas cercanias do lugar das inscrições. E assim comecei a refletir sobre a ideia de montar um negócio que pudesse suprir aquela demanda momentânea, então comecei a pesquisar sobre como realizar aquela ideia”, recordou.

Além das pesquisas na internet, Ivan disse que procurou informações junto à prefeitura para ver quais os procedimentos para obter um alvará de ambulante para poder se legalizar para trabalhar nas ruas de Boa Vista, pois ainda não tinha ideia de onde iria oferecer seus serviços.

Inicialmente ele pretendia usar um carro para prestar o serviço, contudo como precisou vender o veículo teve que usar da criatividade para criar uma opção alternativa e não deixar de lado a ideia que surgiu quando estava na fila do cadastro do processo seletivo.

Passada a fase das pesquisas, da legalização do empreendimento e da estruturação física do projeto, faltava um lugar com fluxo volumoso de pessoas para que o investimento pudesse de fato dar um retorno financeiro.

Ivan recorda que no final do ano passado ao ir ao Detran, percebeu que havia muita gente circulando pelo órgão e que não havia um serviço que pudesse atender aos usuário com celeridade.

Então decidiu procurar a direção do órgão e perguntar se haveria problema dele ofertar o serviço em frente da repartição pública. Ivan disse que também procurou as chefias de todos os setores para pedir autorização e ao mesmo tempo informar que estaria ofertando o serviço.

Segundo ele, a receptividade foi bastante positiva. “Todos disseram que a minha iniciativa ajudaria e muito os usuários do órgão com a oferta de serviços que o Detran não fornece e também facilitaria o trabalho dos servidores. Ao ouvir essas declarações eu tive a certeza de que estava no caminho certo”, lembrou.

Trabalhando com o escritório-móvel no período das 8 às 14 horas em frente ao Detran, Ivan afirma que apesar de ter feito um investimento elevado já teve retorno do que gastou e já está tendo lucro, contando inclusive com a  ajuda de um auxiliar para prestar um serviço de qualidade aos clientes.

Mas o empreendedor não pretende ficar apenas com esse negócio, Ivan disse que no período de folga é motorista de Uber e faz serviços de despachante, mas que sonha em colocar em prática outros empreendimentos que estão em fase de estudos.

Sobre a clientela, o empreendedor afirma que já possui clientes cativos e que desde quando começou a trabalhar em frente ao Detran virou celebridade.

“Muitas pessoas se aproximam curiosas para ver o meu negócio. Perguntam, elogiam e tiram fotografias. Enfim, é um negócio simples que desperta a atenção das pessoas por ser uma novidade em Boa Vista, mas espero estar ajudando a motivar as pessoas que precisam usar a criatividade para melhorar a qualidade de vida de suas famílias, para que tenham coragem de arriscar”, concluiu Ivan Brasil de Souza.

Na opinião de alguns clientes consultados pela reportagem do portal Sakso, a criatividade inovadora de Ivan foi muito oportuna e ajuda quem precisa resolver uma situação específica no Detran, mas não está com as cópias de seus documentos, como disse José Maria Barbosa.

“Eu mesmo já precisei desse serviço, pois não estava com as cópias da documentação e não precisei sair procurando em algum lugar longe daqui. Isso ajuda quem está com pressa e pouco tempo. Realmente foi uma ideia útil para os usuários”, disse José Barbosa.

Já para o diretor presidente do Detran, Titonho Beserra, a iniciativa de Ivan de Souza foi muito bem recebida pelo órgão pois facilita a vida dos usuários. “Com certeza foi uma boa ideia. E essa iniciativa está facilitando a vida de muita gente e ao mesmo tempo gerando renda para o seu idealizador”, destacou Titonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *