PROJETO SOCIAL Reeducandas da Cadeia Feminina apresentam peça teatral para autoridades e familiares

Por SIMONE CESÁRIO – Foto: Vinícius Félix e Fernando Oliveira

Depois de três meses de preparação com a oficina teatral, 21 reeducandas da Cadeia Pública Feminina apresentaram a peça “Salão Só Love” na manhã desta quarta-feira (21), no auditório da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social). A ação integra o trabalho técnico-social referente à obra de esgotamento sanitário realizada pelo Governo do Estado.

O espetáculo abordou questões sociais da atualidade, retratadas de forma bem-humorada. A oficina teatral é uma forma de contribuir para o contato com as artes cênicas e promover o intercâmbio artístico-cultural entre as participantes.

A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, ressaltou a dedicação das reeducandas em mais uma ação técnico-social promovida pelo Governo do Estado. “Tenho certeza que isso deixou uma semente no coração de todas. Ficamos orgulhosos da atuação e certos de que mais uma vez o objetivo do projeto foi alcançado, já que a Setrabes trabalha para transformar vidas e ajudar as pessoas a realizar sonhos”.

“Essas mulheres estão sendo convencidas de que é possível superar essa situação e demonstram, a cada ação, vários talentos, por exemplo, no teatro e artesanato”, pontuou o secretário de Justiça e Cidadania, Ronan Marinho, acrescentando que “as pessoas têm direito a resgatar a própria vida com dignidade, por isso realizamos esses projetos de ressocialização. Cuidar das pessoas é muito importante”.

A diretora da Cadeia Feminina, Fernanda Marques, destacou a mudança comportamental nas reeducandas, motivada pela participação na oficina de teatro. “Melhorou a autoestima, os problemas psicológicos que algumas enfrentavam, além do convívio entre elas. Essas ações que saem da rotina e despertam interesse em alguma atividade”, pontua.

J.C.M., de 33 anos, que cumpre pena por tráfico de drogas, elogiou a oportunidade. “Gostei muito de participar da oficina. Aqui aprendemos e nos ressocializamos. Vou sair daqui uma mulher diferente e só penso em oferecer o melhor para meus quatro filhos”, garantiu.

OFICINA – Esta atividade faz parte da 5ª Etapa do Projeto de Trabalho Social da Obra de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário. Este é um empreendimento do Governo do Estado, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura), junto ao Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *