CATETERISMO Sesau realizou neste sábado mais um mutirão

Por VÂNIA COELHO – Fotos: Eides Antoneli

Em média, durante os mutirões realizados pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), são atendidas cerca de 40 pessoas, dez por dia

Conforme explicou a diretora do CDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem), Fátima de Jesus, a ação deste sábado, 24, é diferente, porque objetiva zerar a demanda de cardiologia do HGR (Hospital Geral de Roraima) e atender os pacientes que não puderam fazer o procedimento no Mutirão de Cateterismo realizado no início de fevereiro, por apresentarem instabilidade no quadro de saúde.

 

“Alguns pacientes que tiveram problemas e não puderam realizar o procedimento no Mutirão do início do mês e os pacientes internados no HGR (Hospital Geral de Roraima) serão atendidos hoje”, explicou.

 

A funcionária pública Nildes Silva Mota aguardava a liberação do pai, que passou pelo cateterismo, e ressaltou a relevância da realização dos mutirões. “A realização do Mutirão de Cateterismo em Roraima é muito importante, porque a família está próxima, dá mais segurança para o paciente. Foi um procedimento rápido, seguro e com uma equipe muito boa”, afirmou.

 

O cateterismo cardíaco é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar, quando necessário, os casos de obstrução das artérias coronarianas, que são as que nutrem o músculo cardíaco. Com equipamento novo, o tempo de realização dos exames foi reduzido: agora, os cateterismos têm a duração de 20 a 40 minutos, dependendo de cada caso. Os exames são realizados pelos cardiologistas Luís Carlos Vieira Matos, Marcelo Nakashima e Maurício Nakashima.

 

De acordo com a diretora do Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem, os próximos mutirões serão realizados nos dias 10, 11,12 e 13 de março. A previsão inicial é de que serão atendidos 40 pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *