Dia Internacional da Mulher Jovens do Crescer participam de palestras sobre Lei Maria da Penha

Foto: Fernando Teixeira 

As palestras são ministradas por representantes do Tribunal de Justiça de Roraima.

Ao longo desta semana, as integrantes do Projeto Crescer participam de uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. E nesta quarta-feira, 07, no Núcleo do Calungá, foi um dia dedicado à conscientização quanto a violência doméstica através de palestras sobre a Lei Nº 11.340 (Lei Maria da Penha), ministradas por representantes do Tribunal de Justiça de Roraima.

Pela manhã, a palestra foi ministrada pela pedagoga e analista jurídica Aurilene Mesquita, Já no período da tarde, a partir das 15h, será a vez da juiza Maria Aparecida. A proposta é aumentar a conscientização contra a violência nos lares, ressaltando os direitos da mulher. O evento coincide também com a 10ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Tribunal de Justiça e que acontece desde 2015.

“Nossa vinda aqui tem o objetivo de falar um pouco sobre a lei [Maria da Penha] e tirar algumas dúvidas das jovens do Crescer. Atendemos um pedido da gestão do Crescer, dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, ao mesmo tempo em que também promovemos nossas atividades voltadas ao direito da mulher. Damos destaques às formas de denúncia e também as formas de violência, que muitas vezes as meninas não conseguem identificar. É um tema complexo, porém de grande importância para a nossa sociedade”, afirmou Aurilene.

Para a administradora geral do Projeto Crescer, Luzia Almeida, o tema “violência doméstica” é delicado, porém uma triste realidade vivida por muitas famílias. Dessa forma, quanto maior conhecimento a juventude tiver a respeito, mais esse mal poderá ser combatido através de denúncias e mecanismos de defesa legais.

“Desde o momento em que as jovens têm consciência de seus direitos e deveres, elas encontram uma forma de defesa contra a violência. A Lei Maria da Penha é um amparo. Representa um importante mecanismo de defesa. E por isso, queremos que nossas jovens aprendam sobre as melhores formas de se defender e denunciar o que vivenciam no lar. Buscando essa consciência, elas se valorizam mais e passam a lutar por uma melhoria de vida”.

A estudante Érika Vieira participou da palestra e considerou de grande importância, uma vez que conhece muitos casos envolvendo violência doméstica entre seus amigos. “É preciso conhecer a lei e lutar por uma vida melhor. Tenho amigas que tem esse problema em casa e é algo bem triste. É preciso denunciar e, conhecendo mais sobre a lei, isso será possível”.

Nesta quinta-feira, a programação do Projeto Crescer terá como tema “Elevando a Autoestima”, com uma palestra pela manhã, a partir das 09h, ministrada por uma maquiadora profissional, e à tarde, a partir das 15h, sobre os cuidados com o corpo, com uma fisioterapeuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *