Deputado Evangelista faz avaliação sobre as ações realizadas pelo mandato em 2017

Estar próximo da população, ouvir os anseios e buscar uma solução, são propostas do mandato popular, instituído em 2015 pelo deputado estadual Evangelista Siqueira (PT). A ideia surgiu em 2014 e se intensificou ao longo dos três anos de mandato, com visitas aos municípios e realização de reuniões e audiências públicas.

O ano passado, por exemplo, encerrou com saldo positivo nas ações do de Evangelista Siqueira. Um dos avanços foi o enquadramento de mais 240 professores lotados nos Centros Especiais de Educação e na Secretaria Estadual de Educação e Desporto que não haviam sido contemplados na Lei 1.030.

Nesse sentido, Evangelista reconhece o direito dos professores e afirma que vai continuar a luta até que todos sejam devidamente enquadrados. “O enquadramento é um direito do professor, que opta por trabalhar 25h, 30h ou 40 horas em sala de aula e tem a remuneração adequada para a jornada de trabalho”, esclarece o parlamentar.

Ele avaliou os avanços no mandato popular. “Ao longo de 2017 realizamos reuniões, ouvimos a população e buscamos entendimentos com o governo do Estado, a fim de melhorar em todas as frentes, seja na educação, saúde e infraestrutura”, disse, ao adiantar que 2018 vai dar continuidade às demandas da sociedade.

Siqueira também tem lutado pelo avanço na saúde. 2017 foi um ano de melhorias para os servidores. Mais de 800 novos servidores foram chamados no concurso público e passaram a atender nos hospitais de Boa Vista e dos municípios do Interior, contribuindo para a melhoria do atendimento. Essas pessoas aguardavam a contratação desde 2013.

AUDIÊNCIAS – Para 2018, o deputado Evangelista Siqueira quer intensificar a realização de audiências públicas, por considerar o caminho mais próximo para um diálogo com a sociedade. Desde 2015 foram realizadas 10 audiências públicas, para tratar diversos temas que vão de educação, saúde e meio ambiente.

Em abril do ano passado o tema proposto pelo parlamentar e discutido com a sociedade tratou da conservação do Meio Ambiente, em especial, os lavrados roraimenses.

“São através das audiências públicas que discutimos assuntos de interesse coletivo, a fim de apresentar soluções e cobrar, por meio de indicações, melhorias na prestação de serviço à população”, disse Siqueira.

Outro tema de importância social foi a migração venezuelana. “Há pouco mais de um ano Roraima passou a conviver com a presença volumosa de venezuelanos nas ruas, no comércio e na prestação de serviços em geral. Propusemos uma ampla discussão, e por duas vezes foram realizadas audiências públicas”, resgatou o parlamentar.

GABINETE ITINERANTE – Desde o início do mandato, o deputado Evangelista Siqueira instituiu o Gabinete Itinerante, que é uma modalidade de diálogo, onde a equipe de gabinete vai até o bairro ou município do Interior para ouvir a população sobre as demandas da região.

De lá para cá, o Gabinete visitou os 15 municípios do Estado, por duas vezes, e surgiram indicações de melhorias, algumas já atendidas pelo Governo do Estado. Exemplo disso é a reforma da Escola Estadual José Aureliano, no município de Cantá e recuperação de pontes no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista, e em alguns municípios do Sul do Estado.

 

Siqueira indicou a construção do IML (Instituto Médico Legal) e Instituto de Identificação em Rorainópolis, 294 quilômetros distante da Capital. O Governo do Estado está com processo em aberto e até 2018 deve iniciar a obra.

“O IML e Instituto de Identificação em Rorainópolis são uma indicação de nossa autoria, fruto da participação da população do Sul do Estado, por meio do Gabinete Itinerante”, disse Siqueira.

É LEI – A Lei Estadual 1.065, que trata do combate ao suicídio e valorização da vida, é fruto da participação popular. Agora, anualmente, os governos municipal e estadual devem desencadear ações voltadas ao Setembro Amarelo, com palestras, orientações e demais ações que contribuam para o combate ao suicídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *