Saúde Mais de 700 venezuelanos são vacinados na Praça Simon Bolívar em Boa Vista

Fotos: Andrezza Mariot

As equipes de vigilância em saúde da Prefeitura de Boa Vista realizaram durante toda a manhã deste sábado, 17, uma grande ação de intensificação da vacina contra o sarampo voltado para os venezuelanos que se encontram na praça Simon Bolívar. Foram imunizadas 721 pessoas, entre crianças e adultos até o final da manhã.

 Além da vacina, foram distribuídos 14 mil preservativos masculinos e administradas 8 doses de vitamina A, em crianças. A ação faz parte do plano de enfrentamento da doença, elaborado pela Prefeitura de Boa Vista e que conta com a parceria e o apoio do Governo do Estado e Ministério da Saúde (MS).

Durlenia Del Valle, de 48 anos, foi uma dessas pessoas que recebeu a vacina. Ela trabalhava como técnica em registros médicos no hospital da Venezuela e hoje está acampada na praça há quatro meses. Ela relata que não tem sido fácil. “Estamos agradecidos e nos sentimos bem acolhidos aqui na cidade, apesar de estar morando em uma praça. Esta foi uma ótima iniciativa de nos vacinar, pois eu mesmo não lembro de ter tomado a vacina desde a minha infância, e isso por falta de tudo, inclusive dos serviços médicos lá no nosso País”.

 De acordo com o secretário municipal de Saúde, Claudio Galvão, esta é a primeira ação de intensificação da vacinação, do plano de enfrentamento. “Estamos trabalhando em conjunto com o Estado e Ministério da Saúde. A ideia é unir forças e evitar a proliferação da doença, já erradicada em nosso País. Hoje estamos intensificando a vacinação, mas já fizemos bloqueios e vacinação em outros locais também”.

 Diante do caso de sarampo confirmado na capital a Prefeitura tem traçado estratégias para o enfretamento e combate do sarampo em Boa Vista. Enquanto uma equipe estava na praça vacinando a população estrangeira, outra equipe técnica composta pelo MS, estado e município estavam no Hospital da Criança Santo Antônio fazendo uma busca de prontuários, analisando as fichas de crianças que deram entrada no hospital desde o início do ano até o momento, para investigação do caso identificado como suspeito.

 Desde a confirmação do caso de sarampo, importado da Venezuela, a prefeitura já imunizou ao todo 951 venezuelanos, somando a ação de intensificação de hoje, e mais as ações de bloqueios nas praças e abrigos da capital.

 Próximas ações – na próxima terça e quarta-feira, técnicos do Ministério da Saúde que estão em Boa Vista devem ministrar uma capacitação para os profissionais do estado e do município que atuam nas áreas de vigilância, laboratório e imunização.

 A prefeitura orienta a população sobre a importância de manter a carteira de vacina em dia. Todas as unidades básicas de saúde possuem a vacina, que já faz parte do calendário vacinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *