Suplente do senador Romero Jucá, médico Wirlande da Luz, é pré-candidato a deputado federal

Por Pablo Sérgio

Após militar na política partidária durante cerca de 30 anos, o suplente do senador Romero Jucá (PMDB), médico pediatra, Wirlande da Luz, pretende concorrer ao cargo de deputado federal nas próximas eleições.

Wirlande da Luz é médico roraimense, com 35 anos de serviços prestados na área de pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS) e consultório privado e tem experiência em gestão pública e privada de saúde. Sua atuação profissional e de representante da categoria sempre foi pautada na defesa de uma saúde pública de qualidade e de condições dignas de trabalho, não só para o médico brasileiro, mas para os demais profissionais da saúde.

Questionado sobre o que o motivou a colocar seu nome como pré-candidato a disputar uma vaga de deputado federal nas próximas eleições, Wirlande disse que há 30 anos milita na política partidária sempre apoiando alguém ou algum grupo político. E que desde então, sempre recebeu incentivo de amigos, colegas de trabalho e de vários setores organizados da sociedade roraimense para que concorresse ao cargo de deputado federal.

“De tanto insistirem, acabei refletindo que deveria aceitar esse desafio e colocar o conhecimento acumulado no decorrer de minha trajetória profissional para disputar uma vaga de deputado federal, para atuar não apenas na área da saúde, mas de uma maneira mais ampla. Pretendo atuar em todos os seguimentos da sociedade. Um parlamentar não pode ver o país e seu Estado, por um único anglo”, disse o pré-candidato a deputado federal.

Wirlande disse ainda que, “Penso que este é o momento oportuno para uma candidatura, pois, o povo brasileiro e – em particular – o roraimense, anda ávido por uma mudança radical no cenário político nacional e, espera ansiosamente, pelo aparecimento de candidatos que tenham pautado sua vida alicerçada pela ética, pela moral e pela honestidade. Creio que preencho estes requisitos”, fez questão de ressaltar.

Apesar de ser pré-candidato a deputado federal e de ter militando na política partidária durante 30 anos, atualmente Wirlande da Luz ainda não definiu por qual partido deve disputar a vaga. Ele disse lamentar que a maioria das agremiações partidárias esteja contaminada e envolvida em escândalos de corrupção e que – de acordo com a legislação brasileira – ainda não se pode concorrer a um pleito sem filiação partidária.

Mas diante da necessidade e obrigatoriedade de filiação partidária, ele afirmou que, “Com certeza, escolherei um partido onde eu tenha chance de me eleger, que tenha uma linha de atuação que proteja o emprego do trabalhador, mas garanta, acima de tudo que, os que produzem a riqueza do país, continuem produzindo sem se sacrificarem, e, se é que isso é possível, um partido que não esteja contaminado ou envolvido em corrupção”, destacou.

Indagado sobre como vai desenvolver sua campanha eleitoral caso seu nome seja homologado pela agremiação partidária na qual vai se filiar, Wirlande disse que, “Quem se propõe a ser um candidato diferente de tudo o que aí está, tem que começar pela campanha. Minha campanha será desenvolvida de maneira ética, transparente e obedecendo todos os critérios determinados pela Justiça Eleitoral. A compra de voto deve ser abominada pelos políticos e pelos eleitores. Farei uma campanha com recursos partidários e doações de pessoa física, conforme a lei permite”, declarou Wirlande da Luz.

Sobre sua relação política de muitos anos com o senador Romero Jucá, Wirlande disse que nesse momento está se propondo a ter uma candidatura independente, onde possa desenvolver um trabalho parlamentar criterioso, mais próximo do povo e se tornar de fato, um instrumento para arrecadar recursos e, ao mesmo tempo, ser um competente fiscal da utilização desses recursos.

“Precisamos melhorar a vida das pessoas e a política é o mais eficiente instrumento para que isso aconteça. Não saio do partido do senador brigado, saio porque é necessário que eu tenha minha própria linha de atuação parlamentar, se assim for o desejo do eleitor roraimense”, afirmou;

Sobre os nomes lançados até o momento como prováveis candidatos ao governo do estado nas próximas eleições, Wirlande disse que o quadro de candidatos ainda é indefinido, mas observou que, “Não posso negar, que admiro o trabalho administrativo da prefeita Teresa Surita. É inegável a competente gestão dela como prefeita de Boa Vista. Se for do desejo de Teresa sair candidata, certamente a estaremos apoiando. Mas, vamos aguardar a definição com o encerramento das convenções”, concluiu o pré-candidato.

Wirlande da Luz possui experiência profissional e administrativa como secretário de Saúde de Boa Vista; diretor do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré; diretor de implantação do Hospital da Criança Santo Antônio; diretor da Associação Médica Brasileira; conselheiro e presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-RR); conselheiro federal de Medicina pelo Estado de Roraima; professor colaborador do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR); presidente da Unimed Boa Vista; doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto-Portugal.

De família numerosa e tradicional de Roraima, Wirlande da Luz tem realizado reuniões familiares para discutir sua pré-candidatura a deputado federal nas próximas eleições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *