CAPACITAÇÃO Turma de 29 capitães conclui curso de aperfeiçoamento de oficiais

Por WESLEY OLIVEIRA  – Fotos: Ascom/PM

Curso como esse são pré-requisitos para habilitação do oficial, permitindo que o mesmo possa ser promovido para os próximos postos.

O Governo de Roraima por meio da PMRR (Policia Militar de Roraima) realizou nesta quinta-feira dia 8, a solenidade de formatura de 29 capitães que estão concluindo o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Entre os 29 habilitados, 5 são do quadro de saúde. E o restante do quadro combatente. A turma contou com cinco mulheres sendo uma delas do quadro de saúde.

A capacitação teve duração de seis meses e foi realizado na modalidade semipresencial, que é adequada às necessidades institucionais, possibilitando que o policial militar possa se habilitar sem se afastar por um longo período de tempo das suas atividades laborais de rotina.

Além disso, cursos como esse, são pré-requisitos para habilitação do oficial, permitindo que o mesmo possa ser promovido para os próximos postos. Uma vez habilitado, basta que o oficial tenha tempo de serviço e que as vagas estejam disponíveis para o oficial ser promovido.

Destacado como o primeiro colocado da turma, o capitão Bruno Almeida, disse que a habilitação é fundamental para a ascensão na carreira.

“O Curso de aperfeiçoamento é requisito obrigatório para a ascensão na carreira de oficial superior. E o Governo do Estado nos deu a oportunidade de nos aperfeiçoarmos e, assim que houverem vagas disponíveis, a gente possa ter a promoção de Major, que é o primeiro posto de oficial superior”, disse.

A PM possui promoções regulares para os seus oficiais que são realizados em média duas vezes ao ano.

E segundo o Subcomandante da PM, coronel Paulo Roberto Macedo, na gestão da governadora Suely Campos, o curso aconteceu regularmente, permitindo, desta forma, celeridade na ascensão funcional desses policiais militares.

“A governadora se preocupa muito em oferecer o melhor serviço de segurança pública à sociedade roraimense e sempre autorizou o comandante geral a realizar investimento na área de formação e aperfeiçoamento”, destacou Macedo.

Ainda conforme o subcomandante, a formação dos oficiais é o resultado do trabalho conjunto do Governo com o Comando Geral, que busca a melhoria e qualidade na gestão desses policiais militares.

“Hoje a PM recebe mais 29 profissionais capacitados, que vão oferecer à sociedade, um serviço de segurança pública de melhor qualidade e isso é o resultado do empenho da governadora Suely”, ressaltou.

FUTURAS PROMOÇÕES – A conclusão deste curso é pré-requisito para futuras promoções.

Eles devem ser promovidos no ano que vem, quando terão tempo de serviço e vagas disponíveis. As vagas dependem muito da quantidade de policiais militares. Atualmente nós temos 272 oficiais sendo 26 femininos. E 1629 praças sendo 277 femininas.

POLÍCIA MILITAR – O governo está investindo em equipamentos, viaturas e reformas de quartéis. Já foram mais de R$ 8 milhões em investimentos.

A PM adquiriu mais de 600 rádios transmissores digitais entre fixos e portáteis e investiu mais de R$ 2 milhões na compra de munição e coletes.

Ao todo, foram entregues 33 viaturas para atuar no policiamento ordinário, tanto na capital como no interior, além de 9 viaturas 4×4 para a tropa especializada e 6 motos para o Giro e um caminhão para a Cavalaria.

Serão reformados os quartéis do 2° Batalhão da PM, localizado no bairro Pintolândia; do Comando de Policiamento da Capital e a sede da Banda de Música. Também serão ampliados os alojamentos da Companhia de Guarda na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, além da implantação do quartel do Gate e reformas nos destacamentos do interior.

Entre as principais ações da PMRR nos últimos anos, destacam-se a implantação dos colégios militarizados e projetos sociais baseados na filosofia de policiamento comunitário, além dos investimentos para reforçar o policiamento ostensivo, como a conclusão do curso de soldados e a autorização para realização de um novo concurso com 400 vagas para soldados, além do seletivo interno para 45 novos sargentos.

Foram implantadas a 4ª Companhia Independente de Policiamento de Fronteira, responsável pela segurança dos municípios de Alto Alegre, Cantá e Mucajaí e que fica localizada no bairro Cidade Santa Cecília, além dos destacamentos de Samauma, Tepequem.

Também foi criada a Força Tática de Pacaraima e doada uma casa de apoio em Santa Maria do Boiaçú para implantação de um destacamento da PM na localidade.

Atualmente a corporação conta com um efetivo de mais de 1.900 militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *